3 dicas para que o planejamento seja executado

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Gabrielle Pessute

Gabrielle Pessute

Pense em sua vida pessoal para a seguinte pergunta: Você já planejou algo e dias depois mal se lembrou daquele plano? Eu sei, muitas vezes o nosso planejamento não é executado, por mais simples que seja. Um ótimo exemplo é a famosa “promessa de ano novo”. Porém, em nossas vidas pessoais isso dificilmente terá um impacto financeiro, mas não é o mesmo para uma empresa.

A não execução de algo planejado para seu laboratório ou indústria pode comprometer a qualidade de produtos ou serviços e acabar impactando negativamente o faturamento. Neste artigo, vou trazer 3 dicas para que o planejamento seja executado!

Tenha metas claras e alinhadas 

O objetivo definido pela gestão do laboratório deve estar claro para todos os setores para que todos trabalhem com a mesma meta. Não adianta a alta direção definir que para aquele período querem resultado “x” e não comunicar as demais áreas, essa falta de comunicação pode fazer com que os demais trabalhem com outras visões. A própria 17025 traz a importância de um bom alinhamento:

O item 6.2.4 aponta: “A gerência do laboratório deve comunicar ao pessoal seus deveres, responsabilidades e autoridades.” Com a meta alinhada, o foco de cada atividade fica direcionado em prol do laboratório como um todo. Indicadores de resultado e de esforço devem estar “remando para o mesmo lado”!

Eficiência nas atividades é fundamental

Como estamos no Blog da Metrologia é claro que precisamos falar da atividade base para praticamente todos os laboratórios: calibrar. Essa é uma tarefa que requer muita atenção, mas não significa que ela não possa ser agilizada. 

Uma boa parte das empresas ainda utilizam planilhas para realizar as calibrações, o que não é um processo ágil, não é integrado com outras áreas do laboratório e ainda possuem riscos referentes a Segurança da Informação, que já falamos aqui no blog.

Atualmente com um software é possível integrar o processo ponta a ponta, gerir seus instrumentos, realizar calibrações e emitir certificados de uma forma muito mais rápida, mantendo a qualidade e integridade das informações!

Quanto mais as informações estiverem centralizadas, melhor

Além de agilizar as atividades base, o software também pode auxiliar muito na gestão do laboratório. Sem acesso fácil ao que está acontecendo na empresa e com a dificuldade em conciliar resultados, a tomada de decisão fica mais lenta e menos assertiva, podendo comprometer o faturamento final.

No entanto, fica muito mais simples ter os resultados dos diversos setores da empresa com um aplicativo de celular. No caso do MyLogical, estamos lançando o “MyLogical Gestão” que oferece com visualização de gráficos o gerenciamento de todo o laboratório, desde números de certificados assinados, orçamentos e até o próprio faturamento! 

Reunir e analisar dados não deve ser uma tarefa morosa!

Planejado e executado

Para chegar no objetivo desejado, não é preciso muitos segredos. Reúna a eficiência de uma boa comunicação com a automação nos possíveis processos sem perder a qualidade do seu produto ou serviço. 

Com um bom alinhamento, o planejamento tende a ser bem executado, gerando um impacto positivo no seu faturamento

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net  | Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/

Conheça nossos softwares:  Gestão da Qualidade https://qualiex.com/ | Gestão da Metrologia https://metroex.com.br/

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Banner vertical - webinar seja auditor

Qualicast

Qualicast