7 unidades base de medida do SI que você precisa conhecer! 

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

Nós realizamos medições com muita naturalidade em praticamente tudo o que fazemos em nosso dia a dia. Elas são essenciais para nós seres humanos, e nos dão dimensão sobre eventos ou objetos por meio de uma grandeza numérica.  

Mas e aí, você conhece as 7 unidades base de medida adotadas pelo SI (Sistema Internacional de Unidades)? Se você ainda respondeu que não ou tem dúvidas a respeito de medidas, não se preocupe; é sobre elas que vamos tratar neste artigo. Bora conferir! 

Vamos ao contexto histórico das medições 

Por muito tempo, cada povo tinha o seu próprio sistema de medidas e, em geral, essas unidades de medidas eram primitivas, baseadas em partes do corpo humano, as chamadas medidas antropomórficas.  

Na época, essas medidas padrões eram: o cúbito, a braça, a jarda e o pé. 

Como a gente já sabe, as pessoas variam muito em tamanho, então isso certamente causava um monte de confusão, especialmente quando se faziam negócios. 

Contudo, foi somente no final do Século 18, com a Revolução Francesa, que as medidas antropomórficas caíram em desuso, dando espaço para o sistema métrico decimal, criado após a Revolução Francesa. 

A Convenção do Metro foi assinada por representantes de 17 países, entre eles o Brasil, em 20 de maio de 1875, em Paris. Com ela, a criação do Sistema Métrico Decimal foi o passo inicial para a formação do Sistema Internacional de Unidades (SI), que ocorreu durante a 11ª Conferência. 

Parte superior do formulário 

Sistema Internacional de Unidades (SI) e as 7 Unidades base de Medida 

O SI consiste em sete unidades de base. É um sistema prático, consistente e amplamente aceito em relações internacionais, educação e pesquisa científica, que continua evoluindo para refletir as melhores práticas de medição.  

O SI é o sistema de unidades adotado pela maioria dos países. Mas, para que isso fosse possível um grande esforço universal foi feito visando uniformizar os termos que utilizamos hoje na metrologia 

Para você ter uma ideia foi somente em 1983 que o metro (m) foi adotado como unidade de medida oficial.  

Unidades do SI 

Três classes de unidades estão presentes no Sistema Internacional são elas: as unidades de base, as unidades derivadas e as unidades suplementares. 

No conjunto, as unidades dessas três classes formam um sistema coerente. 

As Setes Unidades base 

As unidades de base são definidas de forma clara e universal, permitindo a sua reprodução com excelente exatidão.  

O valor de cada unidade de base tem permanecido constante, mas elas podem sofrer modificações à medida que as pesquisas da metrologia científica avancem e tragam novas possibilidade de formular essas definições para torná-las mais precisas e melhores. 

Conheça as 7 Unidades de base do sistema internacional de unidades: 

Grandeza

Definição da unidade 

Símbolo

Incerteza atual 

 

Comprimento 

O metro é o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante o intervalo de tempo de 1/299.792.458 do segundo.  m  10¹² 
 

Massa 

O quilograma é a unidade de massa; ele equivale à massa do protótipo internacional de quilograma.  kg  2 . 10-9 
 

Tempo 

O segundo é a duração de 9.192.631.770 períodos da radiação correspondente à transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133.  s  10¹5 
 

 

 

Intensidade de corrente elétrica 

O ampere é a intensidade de uma corrente elétrica constante que, mantida em dois condutores paralelos, retilíneos, de comprimento infinito, de seção circular desprezível e situados à distância de 1 metro entre si, no vácuo, produz entre esses condutores uma força igual a 2.10-7newton por metro.  A  9 . 10-8 
 

Temperatura 

Termodinâmica 

O kelvin, unidade de temperatura termodinâmica, é a fração 1/273,16 da temperatura termodinâmica do ponto tríplice da água.  k  3 . 10¹ 
 

Intensidade luminosa 

A candela é a intensidade luminosa, em uma dada direção, de uma fonte que emite uma radiação monocromática de frequência  

540 . 10¹² hertz e cuja intensidade energética radiante nessa direção é de 1/683 watt por esterradiano. 

cd  10-4 
 

Quantidade de matéria 

O mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém entidades elementares equivalentes à quantidade de átomos existentes em 0,012 quilogramas de carbono 12.  mol  2 . 10-9 

(Tabela 2.1 unidades do sistema internacional de unidades – Fundamentos de Metrologia Científica e Industrial.) 

Por que um sistema único de unidades de medida? 

A clareza é uma virtude importantíssima na metrologia e só pode ser alcançada se conceitos e resultados forem expressos de maneira clara, com uma linguagem que não deixe dúvidas. O Sistema Internacional de Unidades desempenha esse papel que é fundamental nas medições.  

O uso das mesmas unidades de medida entre diferentes países e empresas permite uma compreensão clara dos valores usados nos processos de medição, tornando possível, por exemplo, a fabricação de produtos de acordo com as especificações técnicas, com dimensões precisas e valores reconhecidos em todo o mundo. 

E ainda, as setes unidades base e as duas unidades suplementares formam um conjunto suficientemente completo para, por meio de combinações, descrever todas as demais grandezas existentes, como por exemplo: área, volume, velocidade, entre outras. Mas isso é assunto para outro artigo, até breve! 

Metroex: O melhor Software para a Gestão de Calibração e Ensaios!

Gostou das dicas sobre avaliação de fornecedores? Com a ajuda do Metroex  você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos de medição em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.

Além de sermos o melhor software para gestão de calibração e ensaios, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco!

 Fonte:

Fundamentos de Metrologia Cientifica e Industrial; ALBERTAZI, Armando; SOUZA, André Roberto. 2º ed. Barueri SP. Editora Monole 2018

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Banner vertical - webinar seja auditor

Qualicast

Qualicast