A importância da análise crítica dos certificados para a periodicidade de calibração

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Poliana Fonseca

Poliana Fonseca

Diversos instrumentos de medição que são utilizados no dia a dia em vários segmentos precisam manter seus padrões de qualidade para garantir um resultado final confiável, ou seja, precisam ser calibrados para apoiar na tomada de decisão daquele processo que se é utilizado, e para isso contamos com os certificados de calibração. No artigo de hoje eu vou falar sobre a importância da análise crítica dos certificados de calibração para tomadas de decisão dentro do processo em que ele é utilizado.

A importância dos certificados de calibração

A emissão de certificados é uma das atividades dos laboratórios de calibração, que por meio deste documento, apresenta ao seu cliente a situação atual do seu instrumento, trazendo informações mínimas exigidas pela norma ISO 17025. Este documento que apresenta o resultado da calibração auxilia nas tomadas de decisões para correções ou melhorias nos processos que estão sendo utilizados.

É importante lembrar que o certificado de calibração não corrige o instrumento, nem garante que ele esteja apto para uso, porque o certificado apenas uma foto do estado atual do instrumento. Para que esse instrumento seja corrigido e esteja apto para uso, é necessário realizar a análise crítica do certificado antes de tomar decisões para correções.

Critérios de aceitação para análise crítica do  certificados

Quando o certificado é emitido, cabe ao responsável realizar uma análise críticae detalhada daquele instrumento. Para isso, o primeiro passo é ter o critério de aceitação definido.

Com o critério de aceitação feito cuidadosamente, podemos iniciar com a avaliação do certificado de calibração, identificando se aquele instrumento está dentro da tolerância ou não.

E se o instrumento estiver reprovado?

Se ele estiver reprovado não podemos simplesmente enviar para manutenção e depois voltar a utilizá-lo, precisamos enviá-lo para calibração novamente e termos a confirmação se aquele instrumento está mesmo apto para uso no seu processo ou não, por isso não podemos esquecer a importância da definição dos critérios de aceitação!

Definindo a periodicidade de calibração adequada de acordo com a análise dos certificados

Não basta somente realizar a análise crítica dos certificados, é preciso analisar todos os fatores que influenciam no uso daquele determinado instrumento, podendo ser:

  • As condições ambientais onde ele é utilizado;
  • Condições no deslocamento;
  • O tipo de instrumento;
  • As recomendações do fabricante;
  • Forma de armazenamento;
  • Histórico de calibrações;

Com essas ou mais informações em mãos, vamos analisar todo esse histórico e iremos definindo as periodicidades. E conforme os certificados de calibrações anteriores, teremos um histórico para analisar se de fato aquela periodicidade pode ser mantida ou não.

Não se esqueça que esse processo precisa sempre ser revisado e atualizado, pois cada processo e instrumento pode variar de acordo com a usabilidade. Portanto, com alguns intervalos precisamos realizar as verificações intermediárias para análise, apoiando-nos com a definição de periodicidade de calibração!

Aqui no blog temos um e-book disponível sobre definição de periodicidade de calibração de acordo com o Método Schumacher. Dá uma olhada lá e veja como o MyLogical pode apoiar no seu processo!

Idealizado por Forlogic | Saiba mais sobre qualidade em https://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nossos softwares:
Gestão da Qualidade | Gestão da Metrologia

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast