A importância da integração das informações metrológicas na indústria

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Ana Cláudia Marquardt

Ana Cláudia Marquardt

Este artigo é para você, colaborador da indústria, que lida com equipamentos de medição e deseja otimizar os processos metrológicos por meio da integração das informações.

Trarei alguns exemplos de embaraços que uma gestão manual pode apresentar e, também, dicas de como otimizar a gestão. Ou seja, vou apresentar para você a importância da integração das informações metrológicas na indústria.

Por que ter processos metrológicos definidos e claros?

Não é novidade (já falamos aqui no Blog, inclusive), que a metrologia é muito importante na fabricação/produção de qualquer produto. Isso porque a metrologia é a parte exata e tangível que garante e comprova a conformidade dos produtos conforme especificações normativas, legislativas e, também, dos processos internos.

A partir dessa visão, a área da metrologia passa de um “gasto” para um “custo” dentro da indústria! Então, podemos compreender que a qualidade do produto final da indústria, muito se deve ao investimento em processos sólidos, bons equipamentos e infraestrutura dentro do laboratório de metrologia, melhores fornecedores para suas calibrações, pessoas capacitadas e competentes e demais recursos dentro dessa área.

Desafios da gestão metrológica dentro da indústria

A partir do momento em que compreendemos a importância de uma excelente gestão de equipamentos, alguns desafios surgem, como no dia a dia de qualquer área. Mas fique tranquilo, separei três tópicos (os que mais vejo acontecer por aqui) e irei falar um pouquinho sobre cada um deles.

Empréstimo e localização dos equipamentos

A primeira pergunta que gostaria de deixar para reflexão é: “Você consegue saber, de forma rápida e assertiva, com quem e onde os equipamentos de sua indústria estão?”. Na rotina, atendendo e conhecendo processos de indústrias de diferentes segmentos, já vi que essa é uma pergunta um pouco polêmica para algumas delas.

Normalmente, mais de uma pessoa e/ou setor são envolvidos no manuseio dos equipamentos e, com isso, torna-se um tanto complicado de rastrear essas movimentações e ter um controle centralizado de todas elas.

Plano de calibração dos instrumentos

Todos os seus instrumentos, ou pelo menos aqueles que você identificou como críticos em seu processo, passam por calibrações e verificações intermediárias periódicas.

Para saber a validade de um equipamento e estipular um cronograma de calibrações com seu setor de compras e com seu fornecedor, você precisa dessas informações também, centralizadas e confiáveis.

Análise crítica de certificados

Depois que você manda seu instrumento para calibração, é necessário realizar a análise crítica do certificado de calibração para conferir se os resultados estão dentro dos critérios de aceitação definidos para aquele processo/equipamento.

Essa análise crítica do certificado é uma das etapas mais importantes no processo metrológico da indústria, porque dela sai a decisão: definir se o instrumento está ou não conforme e se ele continua na linha de produção ou não.

Esse processo deve seguir um padrão e ter seus registros devidamente realizados, ou seja, você precisa ter o controle dos resultados, dos critérios e do seu laudo em relação aos instrumentos.

Novamente, quando falamos de vários instrumentos, são várias informações para controlar e atualizar.

Trata-se de cultura!

Muitas empresas adotam planilhas eletrônicas ou softwares que auxiliam nestes três controles que citei, porém nenhum dos dois métodos resolve em 100% a situação. O ponto principal é a capacitação e engajamento de todo o pessoal, para manter as informações atualizadas e centralizadas.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Banner vertical - webinar seja auditor

Qualicast

Qualicast