Como implementar e gerenciar um sistema de gestão de medição

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Andreia Maia

Andreia Maia

Antes de implementar um sistema de gestão da qualidade seja para realizar ensaios, calibrações e até mesmo para gerenciar um sistema de gestão de medição conforme a norma ABNT NBR ISO 10012 – Sistema de gestão de medição e equipamentos de medição – é preciso atender a três premissas básicas junto a sua organização, a fim de gerenciar os riscos e dirimir possíveis impactos nos resultados.

Vamos conhecer as três premissas básicas?

  • Precisa ser uma iniciativa top down, ou seja, da alta administração.
  • Todos são responsáveis pelo sistema de gestão de medição.
  • A gestão da qualidade precisa ser explícita, conhecida por todos para que seja controlada e desenvolvida.

Além dessas premissas o sistema precisa ser preconizado, sistêmico e não menos importante ter o desenvolvimento das pessoas, pois a qualidade está baseada na tecnologia e nos recursos humanos. 

Assuntos sobre gestão precisam ser conversados com a equipe, pois quem trabalha diretamente com as atividades, conhece as necessidades e dificuldades e tem as melhores ideias. No entanto a alta administração deve participar também para validar o que está sendo realizado e motivar a equipe.

Deming, uma figura conhecida no mundo da gestão da qualidade e estatístico de formação, muitas vezes se referia à estatística como 2% do trabalho, os outros 98% acreditava ser o investimento nas pessoas e na gestão dos processos nas organizações (SENGE, 2013).

Agora Aqui, SEGUEM algumas sugestões de como implementar um sistema de medição

Quando falamos de sistema de gestão é preciso existir controle, registros, pois não é possível medir o que não se controla. A frase original foi essa: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”.Essa frase de Deming foi uma revolução em 1950, mas hoje podemos aprender com ela que um sistema de gestão precisa de planejamento, organização, controle com objetivo de evidenciar se o processo está funcionando ou não, e para fazer tudo isso acontecer precisamos de pessoas preparadas.

Agora vamos partir para o controle:Como gerenciar esse sistema de  medição?

O que devemos fazer é definir todos os processos de medição, criar procedimentos para cada um deles, aí a dica para escrever cada procedimento é usar a ferramenta da qualidade 5W1H, no qual você irá responder as perguntas: 

  • WHAT – O que será feito?
  • WHY – Por que será feito? 
  • WHERE – Onde será feito?
  • WHEN – Quando será feito?
  • WHO – Por quem será feito?
  • HOW – Como será feito? 

O procedimento precisa ser escrito na íntegra de como aquela atividade é realizada, não adianta escrever muito se na prática isso não acontece. A consequência disso é gerar não-conformidade, elevar o custo com treinamento e retrabalho.

Quais são os registros que não podem faltar:

  • Matriz de responsabilidade – define quem deve fazer o que, precisa estar acessível a todos, assim não haverá dúvida das responsabilidades e atividades a serem realizadas 
  • Certificado de calibração
  • Plano de manutenção 
  • Plano de calibração
  • Plano de treinamento da equipe
  • Etiqueta com controle da calibração 
  • Etiqueta para identificar equipamento fora de uso

Esses registros auxiliam na gestão dos processos de medição e na rastreabilidade, não há necessidade de fazer algo muito robusto e de difícil acesso e entendimento, precisa ser algo simples, prático e customizado à realidade do laboratório. Uma vez que uma etapa não é registrada o controle fica defasado e pode causar não-conformidade e falta de confiança no processo. 

Por exemplo: um sistema de difícil acesso que precisa de muitas informações, o profissional acaba deixando para atualizar em  outro momento, faz anotações dos dados em um papel, na correria do dia a dia ele esquece de atualizar o sistema e perde o papel. O que isso pode gerar? 

Por isso a importância de criar controles customizados à realidade do laboratório, pois muitas vezes querem matar uma formiga com uma bazuca. 

A norma ABNT NBR ISO 10012 – Sistema de gestão de medição e equipamentos de medição é uma norma que deve ser usada para garantir a confiabilidade dos seus processos de medição garantindo assim resultados confiáveis e sendo um diferencial para quem busca qualidade. 

Qual é a vantagem para um laboratório atender aos requisitos da norma ABNT NBR ISO 10012?

  • Ter um diferencial junto aos concorrentes, uma vez que você terá rastreabilidade e garantia das suas medições, evitando com isso falta aceitação e rejeição de seus produtos e serviços. 
  • Evitar retrabalho, pois gera aumento de custo de recursos.
  • Direcionar os treinamentos, pois treinamento sem foco é custo.

Concluindo…

A implementação de um sistema da qualidade em seu laboratório nunca será uma despesa e sim um investimento a médio e longo prazo, pois o custo de um resultado não confiável gera desconfiança em todo o laboratório podendo ocorrer perda de clientes. 

Philip Kotler, um grande visionário consultor de Marketing, dizia: ‘Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo’.

 Referências: 

DEMING, E. Qualidade: A revolução da Administração – 1990

KOTLER, P. Administração de Marketing – 2006

SENGE, P. A Quinta Disciplina – 2013

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em https://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nossos softwares:
Gestão da Qualidade https://qualiex.com/ | Gestão da Metrologia https://metroex.com.br/

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast