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Medição é a informação. Uma das citações mais famosa do matemático e físico britânico Willian Thomson – mais conhecido como Lord Kelvin – refere-se a importância da medição para o conhecimento e desenvolvimento científico –
“Quando você pode medir um fenômeno e descrevê-lo com números, então pode afirmar que sabe algo sobre ele. Quando não pode medi-lo e não pode expressá-lo com números, seu conhecimento é de uma classe inferior e insatisfatória. Pode ser um início de conhecimento, mas você avançou pouco na direção da ciência, seja qual seja a disciplina”
Quando realizamos uma medição estamos obtendo um pedaço de informação sobre o que queremos saber (o processo, produto, fenômeno, pessoa, sistema, entre outros), seja para inspecionar a qualidade de um produto, avaliar o conhecimento de uma pessoa, monitorar as condições ambientais ou simplesmente acompanhar o peso em uma dieta.
O sistema de gestão de medição
Para que possamos obter uma medição de qualidade e obter informações válidas e confiáveis sobre os processos precisamos estabelecer um sistema de gestão de medição, entender a medição como um processo.
A norma ABNT NBR ISO 10012 Sistema de Gestão da Medição – Requisitos para os processos de medição e equipamentos de medição é fundamental para entenderemos como podemos estabelecer processos de medição e ter uma gestão desses processos de forma que os resultados da medições tenham a qualidade necessária. Um sistema de gestão da medição eficaz garante que os processos de medição e equipamentos de medição geram resultados validos e confiáveis, ou seja, são adequados ao uso pretendido e não impactam a qualidade de produtos ou processos, reduzindo o risco da medição e auxiliando na busca por atingir os objetivos da qualidade do produto.
O impacto na Qualidade
Um dos maiores problemas quando ignoramos a qualidade da medição é o impacto na qualidade do produto. Para avaliarmos a conformidade de produtos em relação aos requisitos de qualidade dependemos diretamente dos processos de medição e da qualidade dos resultados de medição.
Quanto os processos de medição não são adequados ao uso pretendido perdemos a capacidade de avaliar de forma confiável a qualidade do produto, ou seja, não conseguimos determinar ou conhecer de forma assertiva e segura a conformidade ou não conformidade de um produto.
Problemas como retrabalho constante, parada de máquinas desnecessárias, excessos de demandas de garantia em produtos, devoluções com frequência, entre outros, são exemplos de situações comuns quando os processos de medição são negligenciados e o risco de medição é ignorado pela empresa.
O impacto no negócio
Qual o impacto da qualidade de medição para o negócio? Essa é uma pergunta que todo gestor ou dono de um negócio deveria ter a resposta na ponta da língua. Mas, apesar da importância da medição, as empresas ainda tem muita dificuldade de entender esse impacto. Uma das maiores dificuldades para as empresas, em especial para a alta gestão, é entender qual o real prejuízo que processos de medição não adequados tem para o resultado do negócio.
O risco de medição está diretamente ligado a conformidade dos produtos, ao desempenho dos processos e a lucratividade do negócio. A competitividade das empresas está relacionada com a qualidade dos produtos e a produtividade dos processos. Entretanto, tanto a qualidade como a produtividades dependem de qualidade dos processos de medição e da capacidade de obter medidas válidas e confiáveis.
Atraso nas entregas, alto custos de retrabalho, insatisfação de clientes com produtos de baixa qualidade, ajustes desnecessários em máquinas, tomadas de decisões erradas, custos com garantia, entre outros exemplos que impactam diretamente o lucro e o negócio.
Mas, como a tecnologia pode ajudar?
O uso de tecnologias aplicadas aos processos de medição e a qualidade da medição auxilia na automação de informações que são fundamentais para a avaliação da qualidade de produtos e processos, possibilita considerar o uso dos erros de medição e da incerteza de medição nos processos de avaliação e declaração de conformidade, reduz o risco de medição e como consequência diminui o retrabalho, aumenta a qualidade de produtos, reduza a tomada de decisões incorretas e melhora o desempenho de processos.
Outro aspecto importante e a centralização das informações relacionadas aos processos de medição e ao sistema de gestão de medição, possibilitando uma integração entre a qualidade e a metrologia, duas áreas de conhecimento que são interdependentes e que não podem ser tratadas de forma separada. Medição com qualidade habilita processos e produtos com qualidade.