Entenda as diferenças entre laboratórios RBC e rastreados

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Fabio Francisco de Assis

Fabio Francisco de Assis

Quem trabalha com metrologia sabe que é bem comum surgir o questionamento do que vem a ser laboratórios RBC e laboratórios rastreados, e muitas vezes ficamos em dúvida sobre as diferenças entre eles. Pensando nisso, resolvi escrever esse post procurando esclarecer melhor as diferenças principais entre rastreado e RBC.

Laboratórios RBC (Acreditados)

Um laboratório pode ser chamado de RBC, ou acreditado, após receber o reconhecimento do INMETRO. Esse reconhecimento é sobre os métodos e procedimentos adotados pelo laboratório, e garante a sua eficácia e a rastreabilidade das medições. A verificação do trabalho e a acreditação do laboratório ocorre por meio de auditorias periódicas realizadas pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação).

Outra característica importante dos laboratórios acreditados é nos certificados de calibração que eles emitem. Esses certificados possuem um selo do INMETRO com o código da acreditação do laboratório, o que evidencia que ele pertence a Rede Brasileira de Calibração (RBC) e seus certificados são aceitos praticamente no mundo todo.

Esses laboratórios também recebem um Escopo de Serviço Acreditado, que também é disponibilizado no próprio site do INMETRO. O documento contém as faixas de calibração que o laboratório pode fazer e as melhores incertezas que ele pode obter. Isso facilita muito para as indústrias que estão procurando por um laboratório para realizar suas calibrações RBC, pois podem consultar diretamente na internet o que laboratório faz e sob quais condições.

RBC – Rede Brasileira de Calibração

A RBC é constituída por laboratórios credenciados a CGCRE. Esses laboratórios estão constantemente participando de capacitações técnicas e melhorias nos processos, justamente porque têm como base a ISO 17025 e possuem um sistema da qualidade.

As áreas que esses laboratórios credenciados podem abranger são: dimensional, eletricidade, força, massa, massa específica, pressão, temperatura, tempo e frequência e volume.

Uma observação muito importante é que os laboratórios não precisam ser acreditados em todas as áreas. Por exemplo, um laboratório pode ter acreditação para o escopo de pressão e mesmo assim calibrar temperatura. As calibrações na área de pressão serão RBC e de temperatura serão rastreadas.

Laboratórios Rastreados

Ao contrário dos laboratórios acreditados, os laboratórios rastreados têm seus métodos desenvolvidos internamente e não passam pelas auditorias e avaliações do INMETRO. Dessa forma, não fazem parte da Rede Brasileira de Calibração.

As calibrações rastreadas não possuem o selo de acreditação e precisam fechar a cadeia de rastreabilidade de medição  até seus padrões. Isso quer dizer que os laboratórios rastreados precisam disponibilizar evidencias aos clientes para comprovar a rastreabilidade das calibrações à RBC. Um bom exemplo disso são os certificados dos padrões que devem ser disponibilizados aos clientes, evidenciando dessa forma a rastreabilidade de medição.

Já que a calibração rastreada não tem seu método avaliado periodicamente pelo INMETRO, a busca de informações e atualização dos processos parte do próprio laboratório. Uma ótima forma de buscar novas ideias e métodos é por meio de participação em Comparações Interlaboratoriais ou Ensaios de Proficiência, em organismos credenciados pela CGCRE ou pelo EPTIS.

Nesses eventos são reunidos tanto laboratórios RBC quanto rastreados. Por isso, é uma excelente oportunidade para trocar experiências com outros profissionais da área, podendo encontrar novas formas de melhorar seu processo ou até mesmo confirmar a qualidade dele.

O mais importante é entender que não significa que um laboratório rastreado realize serviços de má qualidade. A diferença é que seu processo não é reconhecido, avaliado ou acompanhado pelo INMETRO. Isso pode ser compensado com a realização de serviços com responsabilidade, qualidade, de maneira eficaz e honesta.

Nesse artigo falei um pouco sobre as diferenças entre laboratórios RBC e laboratórios rastreados, e vimos que o que muda principalmente é que os acreditados passam periodicamente por avaliações do INMETRO. Espero que o conteúdo tenha sido útil e seria muito legal saber o que vocês acharam, então deixe seu feedback nos comentários.

Aguardo vocês nos próximos artigos. Até lá!

Sobre o autor (a)

4 comentários em “Entenda as diferenças entre laboratórios RBC e rastreados”

  1. Bom dia, Fábio! Parabéns pelo artigo, esclareceu algumas dúvidas que eu possuía. Em relação ao assunto, você acredita que os laboratórios rastreados perdem muita confiança por não seguirem os padrões do INMETRO e não terem avaliações periódicas? Ou é uma área que está crescendo cada vez mais? Me conte um pouco sobre isso. Desde já, obrigado!

    1. Fábio Francisco de Assis

      Olá Amauri!

      Fico feliz que gostou do artigo e principalmente porque lhe ajudou.
      Legal a sua dúvida. Sobre o laboratório perder muito a confiança por não seguirem os padrões do INMETRO:
      Na verdade perde confiança dos clientes em relação aos métodos, pois não tem seus métodos reconhecidos nem mesmo a eficácia garantida por órgão competente (neste caso INMETRO).
      Porém como comentei no artigo há laboratórios rastreados que passam por Comparações Interlaboratoriais, e isso gera confiança sobre seus métodos (e não existe somente essa maneira), já que eles são comparados com outros laboratórios (inclusive laboratórios RBC), e podem garantir a eficácia de seus métodos (mesmo não sendo avaliado pelo INMETRO) já que nessas comparações surge a oportunidade de manter seus métodos compatíveis com laboratórios acreditados.
      Portanto não significa que um laboratório rastreado preste serviços de má qualidade, mas ele precisa de alguma forma se manter atualizado e evidenciar como ele garante a confiança sobre seus métodos.

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Banner vertical - webinar seja auditor

Qualicast

Qualicast