Como otimizar a gestão de instrumentos reduzindo os riscos de não conformidade em auditoria

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Washington Luiz

Washington Luiz

Em busca do esclarecimento sobre como otimizar a gestão de instrumentos reduzindo os riscos de não conformidade em auditorias, trago uma visão sistêmica baseada em uma das normas da Organização Internacional de Normatização (ISO), neste caso a ISO 17025:2017, para explanar o assunto.

Após vivenciar a experiência em uma indústria de produção de hidrômetros e caixas plásticas, para instalações elétricas, pude verificar o quão importante é a calibração de equipamentos e máquinas.

Por diversas vezes presenciei problemas que acarretaram grande prejuízo financeiro e perda de produção que poderiam ser evitados com uma calibração de rotina.

A ISO 17025 surge com o intuito de regulamentar laboratórios que realizam calibração de equipamentos, estabelecendo todas as exigências para obtenção da certificação.

Mas afinal, qual é a importância da calibração dos instrumentos de medição? Quais são seus resultados e benefícios? O que a gestão de instrumentos pode fazer para manter a organização livre de não conformidades?

Qual a importância da calibração dos instrumentos de medição?

Calibrar máquinas e equipamentos é essencial para garantir que estejam sempre em pleno funcionamento. Muitos equipamentos não necessitam de calibrações periódicas e podem ser realizadas por qualquer pessoa qualificada para isso, sem a necessidade de certificação, como por exemplo o micro-ondas.

Porém, equipamentos que estão diretamente ligados à segurança de quem opera ou realiza a manutenção, necessitam de uma empresa terceirizada, especializada e certificada na ISO/IEC 17025:2017 ou laboratório próprio certificado compressores e caldeiras que quando ocorrem incidentes acabam deixando vítimas fatais.

Qual o resultado de uma calibração?

Fundamental para diversos ramos e segmentos, a calibração fornece informações que possibilitam a realização de um diagnóstico que demonstre como se encontra determinado equipamento de acordo com a sua funcionalidade.

Suponhamos que uma injetora tenha como padrão injetar 1kg de material e após um tempo de uso seu bico esteja injetando 1,5kg, a calibração entra para corrigir e garantir que o equipamento volte a operar em condições pré-estabelecidas.

Portanto, após o diagnóstico, o responsável pela manutenção tomará as medidas e ações cabíveis para realização dos reparos necessários. Por esse motivo, é imprescindível que as medições  estejam corretas.

Segundo a ISO 17025:2017, o laboratório que executar os ajustes é responsável por assegurar registros técnicos para cada atividade do laboratório, dispondo de relatórios que facilitem a compreensão dos fatores que interferem nas medições, realizando os ensaios em condições mais próximas das ideais para a realidade de cada processo.

O que fazer para manter a organização livre de não conformidades?

Para evitar o surgimento de não conformidades nos produtos e processos é fundamental fazer um planejamento para manutenção e calibração dos equipamentos e máquinas.

O plano deve conter uma combinação de manutenções preventivas e preditivas, com ações corretivas quando necessário.

O laboratório responsável pela calibração deve conduzir auditorias internas, em intervalos planejados, para garantir informações para o sistema de gestão de instrumentos vigente. Para isso, é fundamental planejar, estabelecer, implementar e manter o programa de auditoria de acordo com as frequências e requisitos seguindo um procedimento predeterminado.

Uma grande dificuldade existente para a manutenção de todas essas evidências é quando esse processo ocorre de forma manual gerando riscos de extravio, danificação destes documentos e planos de manutenção com acesso restrito , dificultando o acompanhamento dos prazos estabelecidos.

Estes são alguns dos problemas que podem ser resolvidos com a utilização de softwares específicos para essa gestão, no caso o módulo Metrology do Qualiex.

Esse módulo surge com o objetivo de viabilizar o controle de itens tão importantes como a calibração de equipamentos críticos e imprescindíveis para a boa prestação de serviços e atendimento aos requisitos dos produtos. Tornando sua gestão de instrumentos mais eficaz.

Além de viabilizar a melhor gestão desse processo por parte dos líderes, possibilita que esses foquem nas análises e manutenção da qualidade.

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nossos softwares:
Gestão da Qualidade https://qualiex.com/ | Gestão da Metrologia https://metroex.com.br/

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast