A importância da metrologia: cotidiano, saúde e indústria

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Alex Jussiani Junior

Alex Jussiani Junior

A metrologia é a ciência que estuda a medição. Uma de suas finalidades é garantir a qualidade de produtos e serviços por meio de controle de equipamentos de medição utilizados na indústria.  Mas ao contrário do que muitos pensam, essa área não é relacionada apenas às industrias, mas está em todos os lugares no nosso dia a dia.

Para muitas pessoas, a metrologia é uma área desconhecida e, pensando nisso, resolvi escrever esse artigo para falar um pouco sobre a metrologia e sua importância nas nossas atividades do cotidiano, nossa saúde e para a indústria.

A metrologia no dia a dia

No nosso cotidiano, vivemos cercados por instrumentos de medição que afetam diretamente nossa qualidade de vida, nossas relações de consumo e até mesmo nos ajuda a tomar decisões. Enfim, nossa vida está ligada diretamente à metrologia.

Como exemplo disso, podemos citar:

  • Os produtos que compramos no supermercado têm preço baseado em peso;
  • O abastecimento dos nossos veículos que é feito com base no volume de combustível;
  • Nossa conta de internet ou telefone é baseada na métrica do nosso consumo mensal;
  • Quando tomamos decisão comparando preço, tamanho ou utilidade de algum produto estamos ponderando com base em medidas.

Se fôssemos pensar em tudo que envolve medida nas nossas vidas, poderíamos citar inúmeros exemplos. A metrologia engloba diversas áreas no mundo, como a área da saúde, a industrialização, a comercialização, a prestação de serviço, o desenvolvimento de novos produtos, ou até mesmo em um jogo de futebol com os amigos.

Outro ponto importante dentro da metrologia, é a subárea conhecida como Metrologia Legal, que cuida de toda legislação que envolva metrologia nas relações de compra e venda. Isso ajuda a termos relações de consumo mais saudáveis, impedindo que o consumidor seja enganado. Por exemplo: existem leis que obrigam os fabricantes imprimirem a quantidade correta nas embalagens dos alimentos, assim, quando pagamos por 1kg de arroz, podemos confiar que dentro da embalagem realmente tem 1kg.

Portanto, hoje, a metrologia é considerada essencial para nossa existência.

A relação da metrologia com a nossa saúde

A medicina lida com o que temos de mais importante, a nossa saúde. Nesse aspecto, qualquer decisão no tratamento de um paciente pode determinar o seu sucesso ou fracasso.

Nesse momento a metrologia entra em ação, pois os profissionais da saúde precisam de equipamentos perfeitamente ajustados, para passarem um diagnóstico mais preciso para o paciente. Dessa forma, garantirão que tanto o diagnóstico quanto o tratamento estão adequados ao histórico e à situação do paciente.

Além dos equipamentos utilizados para diagnóstico, muitas vezes os pacientes precisam ingerir medicamentos na dosagem certa e em períodos estabelecidos, pois caso contrário pode ser drasticamente prejudicial. Por meio da metrologia (com equipamentos precisos), os laboratórios fabricam os medicamentos compostos pela quantidade certa de cada substância.

Eu conheço uma pessoa que precisou passar por uma simples cirurgia, mas a quantidade de anestesia não foi correta e ela se encontra em estado vegetativo desde então. A partir daí, começamos a compreender que a metrologia tem muito mais a ver com nosso dia a dia do que pensamos. E esse é apenas um exemplo de tantos que podemos citar.

A metrologia na indústria

Nas industrias, a metrologia é uma das áreas mais importantes, pois é indispensável tanto para quem fabrica, quanto para o consumidor. Ter um bom processo metrológico significa que a indústria preza pela qualidade dos produtos e, consequentemente, dá uma visão diferenciada no mercado.  A garantia de produtos de qualidade passa por um processo metrológico bem definido!

Por exemplo: em uma indústria de automóveis um setor desenvolve 500 discos de freios por dia. Todos esses discos devem ser equivalentes, ou seja, com as mesmas medidas, para que possam ser utilizados nos veículos sem prejudicar a linha de produção. Caso isso não ocorra, pode ocorrer de a indústria ter prejuízo perdendo os itens produzidos e tendo retrabalho na fabricação. Ou ainda, caso uma peça seja instalada no veículo, pode colocar a vida do condutor em risco.

A metrologia e a qualidade

A metrologia está estritamente ligada à qualidade, pois contribui para que as empresas tenham um processo bem definido, prestando atenção nos padrões de qualidade, independentemente de qual seja a área.

Além disso, a metrologia está ligada à prática de melhoria contínua pois leva os envolvidos a prestarem mais atenção aos detalhes e buscarem novas formas de melhorar seu processo.

Esse foi meu primeiro artigo aqui no Blog, espero que você tenha gostado! Logo logo estarei postando novos textos, então seria muito legal saber o que você achou e saber quais assuntos você gostaria de ler aqui no Blog. Então não esquece de deixar seu comentário.

Até logo! 😉

Sobre o autor (a)

1 comentário em “A importância da metrologia: cotidiano, saúde e indústria”

  1. Pingback: A importância da integração das informações metrológicas na indústria

Deixe um comentário

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast