Gestão de medição: ISO 10012

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

Tenho reparado que um dos maiores desafios dos profissionais da metrologia é compreender e adotar a medição como um processo. Pensando nisso hoje resolvi abordar aqui a Norma ABNT NBR ISO 10012 que trata sobre Sistemas de Gestão de Medição, processo de medição e equipamentos de medição.  

Por isso, meu objetivo é apresentar de uma forma simples e direta a importância de uma gestão de medição confiável para as organizações e o impacto para a qualidade de produtos e processos.  

O que diz a Norma ISO 10012

O Item 3.1 da ABNT NBR ISO 10012:2014, norma de requisitos para os processos de medição e equipamentos de medição define o conceito de sistema de gestão e medição da seguinte forma:

“3.1 Sistema de gestão e medição

Conjunto de elementos inter-relacionados e interativos, necessários para obter a comprovação metrológica e o controle dos processos de medição.”

Além disso, a norma define o termo “processo de medição” como todas as atividades físicas de medição, como por exemplo medição em: testes, produção, inspeção entre outros.

Em resumo, para garantir medições confiáveis e consistentes dentro de uma organização, é essencial ter um sistema de gestão de medição eficaz que envolva a harmoniosa interação de diversos elementos, incluindo a comprovação metrológica e o controle dos processos de medição, a qualidade de produtos e a efetividade dos processos. 

Qual a função da metrologia?

A metrologia tem como objetivo planejar e implementar o monitoramento, análise e melhorias necessárias para que o produto final esteja em conformidade com o que foi proposto. Veja o item 8.1 que traz a Generalidade da análise e melhoria do sistema de gestão de medição:

“8.1 Generalidades

  1. a) assegurar conformidade do sistema de gestão de medição com esta norma e
  2. b) melhorar continuamente o sistema de gestão de medição”

Mas o que isso quer dizer?

A metrologia inserida corretamente no processo deve garantir a precisão e a confiabilidade das medições realizadas em todo e qualquer contexto seja em laboratórios, indústrias ou comércio.

Enfim, é importante estar em conformidade com as diretrizes e requisitos estabelecidos pela norma aplicada para garantir a confiabilidade das medições realizadas.

E isso implica em uma busca constante no aprimoramento no sistema de gestão de medição para garantir que o sistema seja cada vez mais eficiente, confiável e capaz de atender às necessidades de medição da empresa.

Qual o impacto da medição no dia a dia

Quando falamos em metrologia surge sempre a tradicional pergunta “capciosa”:  mas o que isso tem a ver com meu dia a dia? 

Você já parou para pensar que a medição está presente no nosso dia a dia, desde pequenas coisas como a simples compra de um pão? Hoje em dia os pães são vendidos por quilograma (kg), certo? Por isso, imagine a seguinte situação: 

Você vai até uma padaria comprar pão, e a balança do estabelecimento não está devidamente calibrada e ajustada, calculando 100 g a menos. Ou seja, ela acusa 1 kg ao invés de 900 g. 

Supondo que o quilo do pão custe 10 reais e você precisa comprar 10 kg de pães.  

Então, ao efetuar a compra nessas condições você terá um prejuízo de 10 reais. 

Agora imagine essa situação acontecendo ao contrário, e mais, pense em uma indústria de trigo. Supondo que essa indústria esteja embalando 1,1kg e a balança acusando 1kg.  

Pode parecer pouco, 100 g, mas imagine essas 100 g custando 40 centavos para empresa, pouco né? 

Agora multiplique esses 40 centavos pelas 100 toneladas de trigo embaladas por mês. A empresa teria, por baixo, um prejuízo de 40 mil reais por mês. 

Então você pode pensar, mas e nos casos em que o produto vem uma quantidade inferior a apresentada na embalagem. Por isso a empresa tem lucro maior, Certo? Olhe o recorte abaixo: 

ISO 10012: Sistemas de gestão de Medição

Fonte: https://www.conjur.com.br/2022-set-11/empresa-multada-produto-quantidade-menor-informada

Pois bem, no meu ponto de vista, além das multas, a empresa ainda perde o prestígio no mercado. Então acredito que o lucro que gerou durante o período, em que a quantidade foi comercializada com erro, pode não cobrir as perdas e retaliações que ela poderá sofrer com a mídia e a insatisfação dos clientes. 

Enfim, qual o impacto da ISO 10012 – Sistemas de gestão de Medição na Qualidade?

Os processos de medição utilizados em uma empresa interferem diretamente na qualidade de seus produtos e na efetividade de seus processos. No exemplo acima falei em relação a quantidade na venda, mas pense por exemplo em uma balança desregulada na produção de medicamentos. O resultado pode ser catastrófico. 

Quando olhamos para a importância da medição na qualidade, associando ao nosso dia a dia fica mais fácil entendemos a necessidade de tratarmos a medição como um processo.

De acordo Vocabulário Internacional de Metrologia – Conceitos fundamentais e gerais e termos associados (VIM 2012):

“A metrologia é uma ciência que engloba todos os aspectos teóricos e práticos da medição, qualquer que seja a incerteza de medição e o campo de aplicação.”

Ou seja, as medições são essenciais a quase todos os aspectos dos empreendimentos humanos, usadas para garantir práticas seguras de comércio e a proteção ao consumidor.

Por sua vez a ISO 9001 traz que a metrologia é fundamental na busca pela qualidade da medição e pelas melhorias dos processos de medição. Pois, uma gestão eficaz dos processos de medição ajuda a garantir conformidade, minimiza riscos e maximiza resultados.

Enfim, não é possível controlar a qualidade de um produto ou processo sem uma medição confiável, concorda? Compartilhe sua opinião nos comentários, vou adorar saber o que você  achou do post.

Ah! Entenda um pouco mais sobre a ISO 10012 – Sistemas de gestão de Medição, assistindo o episódio #092 do Qualicast, com o especialista Neville Fusco!

 Fontes:

ABNT NBR ISSO 10012:2014

ABNT NBR ISO 9001.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Banner vertical - webinar seja auditor

Qualicast

Qualicast