Melhoria contínua nos laboratórios de metrologia

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Ana Cláudia Marquardt

Toda empresa possui um propósito e objetivos para sua existência, um laboratório de metrologia não é diferente. Mas assim como tudo ao nosso redor está em constante mudança, nossos objetivos também vão mudando com o tempo e precisamos nos adaptar.

O artigo de hoje é sobre a melhoria contínua dentro dos laboratórios de metrologia. Falarei um pouco sobre a importância de estar em constante evolução e darei dicas de como fazer o mapeamento das oportunidades de melhoria.

Certo, mas, o que é o Sistema de Gestão da Qualidade?

O Sistema de Gestão da Qualidade engloba todos os processos, procedimentos, responsabilidades e toda a estrutura do laboratório em busca de atender os requisitos internos, de leis e até mesmo dos clientes.

Esse sistema surge da vontade e necessidade de seguir padrões na execução das atividades de laboratório. Além disso, na busca de apresentar sempre resultados confiáveis e rastreáveis para seu cliente, de uma forma sistêmica e organizada.

Evoluir é preciso!

Nos dias de hoje não dá para ficar parado! Muitos laboratórios investem em tecnologia, padrões excelentes e integrações que agilizam e tornam o processo de medição mais confiável.

Mas, nem tudo é relacionado à parte econômica do laboratório. O Sistema de Gestão da Qualidade do laboratório também está muito relacionado à clareza que a equipe tem sobre o que precisa fazer, como deve ser feito e de que forma irão treinar e se qualificar para atingir o resultado esperado.

Como identificar as oportunidades de melhoria?

Oportunidades de melhoria é o que não falta, não é mesmo? Basta pesquisar na internet empresas modelos em Sistema de Gestão e surgirão vários pontos que essas empresas fazem de diferente de você.

Mas, nem tudo se aplica à realidade de um laboratório de metrologia, ou ainda, nem tudo se aplica à realidade do SEU laboratório de metrologia. Por isso, deixo abaixo 3 pontos que considero importantes para identificar as melhorias que fazem sentido para a sua realidade e o momento do seu laboratório.

Ouça as pessoas

Uma boa estratégia para identificar as oportunidades de melhoria é ouvir. Isso se aplica tanto para os colaboradores, que estão na linha de frente na execução das atividades do laboratório, quanto para os clientes, cuja satisfação é o norte de todo o empenho do time.

Proporcionar momentos de discussão sobre o trabalho (colaboradores) e sempre procurar saber como foi a experiência com o atendimento (clientes), por exemplo, vai abrir um leque de detalhes que você pode melhorar em seu processo.

Analise (de verdade) os seus resultados

Se você tem um Sistema de Gestão da Qualidade, muito provavelmente você já tem indicadores do seu laboratório. Mas, apenas ter o indicador e resultado não garante a evolução do trabalho.

Ao analisar os seus indicadores, converse com todos os interessados para ter clareza do que causou aquele resultado, seja ele positivo ou negativo, para ter segurança na hora de definir ações que serão executadas posteriormente. Este é um momento em que podem surgir várias ideias de melhorias.

Invista em capacitação

Um técnico de calibração, por exemplo, que não possui conhecimento sobre cálculo de incerteza, irá executar a calibração e emitir o certificado conforme o cálculo pré-determinado por outra pessoa. Se o cálculo tiver algum erro, ou até mesmo alguma possível melhoria, este técnico não conseguirá identificar, justamente por não ter a capacidade técnica necessária neste assunto.

Então, ter pessoas bem treinadas e preparadas para atuarem dentro do laboratório, faz a diferença em vários âmbitos, mas aqui deixo um destaque relacionado a melhoria do Sistema de Gestão. Pessoas que sabem o que estão fazendo, tornam-se exigentes naquilo em que fazem, e não vão querer trabalhar em um sistema “meia boca”. Assim, o próprio time conseguirá identificar as melhorias importantes para o trabalho!

Mapeei as oportunidades de melhoria. E agora?

Identificar as oportunidades é o primeiro passo para que o seu laboratório esteja em constante evolução e fique sempre à frente das inovações no caminho da excelência.

No entanto, não basta mapear as possíveis melhorias, é preciso planejar as ações, executar por um tempo, checar se de fato contribuiu para e melhoria dos processos, e, por fim, incorporar no dia a dia da equipe. Isso te lembra alguma coisa? Sim, o ciclo PDCA. É impossível falar de melhoria de processo sem falar sobre esta metodologia, que torna contínua a busca pela excelência.

Espero que este artigo tenha contribuído com você e com seu laboratório. E se ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários!

 

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