Mentalidade de riscos nos laboratórios de metrologia

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Paulo Vitor dos Santos

Paulo Vitor dos Santos

A última revisão da ISO 17025 trouxe a abordagem de processos e, junto com ela, o conceito de mentalidade de riscos. Como é um item novo para os laboratórios de metrologia e a norma não dá orientação específica sobre os procedimentos que devem ser adotados para a gestão e a mentalidade de riscos, isso acabou gerando uma certa insegurança para os laboratórios.

O objetivo deste artigo é esclarecer um pouco mais sobre o que é mentalidade de riscos e como deve ser trabalhada dentro dos laboratórios de metrologia.

O que é mentalidade de riscos?

Para que um laboratório possa manter a qualidade dos serviços e atingir a satisfação dos clientes, é importante assegurar que o andamento dos processos não sofra com os resultados indesejáveis, por isso a necessidade utilizar métodos que ajudem a identificar os riscos das atividades para proporcionar uma prevenção dos resultados ruins.

A mentalidade de riscos é a forma de criar uma consciência envolvendo todo o pessoal do laboratório, de modo que eles tenham a capacidade de perceber que para cada ação existe um risco. Ou seja, é o fato de pensar preventivamente.

É importante fomentar a mentalidade de riscos dentro da empresa

Todas as pessoas que estão envolvidas nas atividades do laboratório devem estar aptas a pensar nos riscos que suas ações podem desencadear dentro do processo.  Para isso, elas precisam entender a importância de se pensar nos riscos, e isso só acontece se elas participarem das discussões sobre o tema dentro dos processos que atuam.

A maior dificuldade, quando se fala em mentalidade de riscos, é que não há um processo a seguir, isso está muito mais relacionado com a cultura do laboratório. Então, você precisa entender, de fato, a necessidade de avaliar os seus procedimentos para determinar quais são os riscos que podem ocorrer e, a partir daí, determinar as possíveis tratativas.

Ter uma mentalidade de riscos no laboratório significa que todas as pessoas envolvidas nos processos avaliam suas ações para identificar possíveis riscos e que consigam tomar decisões cada vez melhores.

Como evidenciar a mentalidade de risco?

Uma das maiores preocupações das pessoas que estão atualizando ou implantando a ISO 17025:2017, é como evidenciar a mentalidade de riscos (seja na documentação ou na própria auditoria), e isso acontece porque a norma não determina um processo para que a mentalidade de riscos seja abordada e evidenciada dentro do laboratório.

Em auditorias, o auditor vai conseguir identificar se o laboratório está atendendo ou não esse requisito a partir de entrevistas com os colaboradores. Serão perguntas que vão investigar o nível de engajamento do pessoal sobre os riscos envolvidos nas suas atividades, como por exemplo:

  • Existe algum risco no seu departamento?
  • Existe algum risco nas atividades que você desenvolve?

Por isso, é imprescindível a participação de todo o pessoal do laboratório para definir as ações para determinar os riscos do setor que atuam.

Hoje falamos um pouco sobre a mentalidade de riscos, que é um tema que envolve uma ampla visão sobre os possíveis riscos que podem ocorrer nas atividades do laboratório. Aí no seu laboratório, como estão abordando a gestão e a mentalidade de riscos? Conta para nós aqui nos comentários. 😉

Sobre o autor (a)

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast