Porque precisamos falar de Metrologia em um evento de Qualidade e Inovação

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Neville Fusco

Neville Fusco

Estamos em novembro, um mês muito importante para os amantes da Qualidade com “Q”. No dia 12 comemoramos o Dia Mundial da Qualidade. Nesta data, em 2019, foi comemorado os 100 anos da Qualidade e o surgimento do MOVIMENTO e evento Festquali.

Foi no começo do século XX que o conceito que entendemos hoje por Qualidade começa a tomar forma. Mas, quero ir um pouco mais longe aí. A Qualidade vem como consequência da necessidade da “medição”, ou seja, para conhecer algo é preciso medi-lo, e aí entra a Metrologia ou a ciência da medição

A qualidade e a medição

Quando pensamos em Metrologia temos que ir um pouco além do século XX, instrumentos usados no Egito antigo, que foram encontrados em escavações arqueológicas, tem sua data estimada em 6000 A.C. Esses instrumentos eram utilizados para processo que entendemos hoje com o “inspeção da qualidade”. Os métodos de medição ou a Metrologia como conhecemos hoje é um antecessor da Qualidade.  

Uma reflexão interessante era o valor dado a Medição nessa época, os instrumentos de medição só podiam ser manipulados pelos Faraós ou quem o representa-se, era algo relacionado aos Deuses. A medição era tratada como algo divino, capaz de avaliar e julgar até a alma de uma pessoa. Deixo aqui a pergunta, como você trata as medições na sua empresa? 

Infelizmente, o que tenho visto é o desconhecimento do impacto as medições na qualidade, produtividade e lucratividade dos negócios. Mas qual o impacto real da falta de Metrologia para a Qualidade na minha empresa?  

Poderia apresentar diferentes respostas para essa pergunta, mas quero focar em uma questão central, a INFORMAÇÃO. Quando realizamos uma medição obtemos uma informação sobre um processo, produto, sistema ou pessoa. Um exemplo atual é o teste do COVID-19, que de uma forma simplista é a aplicação de um método de medição para obter uma informação e decidir: com ou sem COVID-19. 

A informação é a matéria prima para a Qualidade, Inovação e de uma forma mais ampla para a Gestão de um negócio. Descuidar das medições é descuidar da qualidade das informações que você usa para tomar decisões na busca pela Qualidade, excelência na Gestão ou P&D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). 

O valor da Metrologia

Ignorar a Metrologia é ignorar a Qualidade. É ignorar as informações que você utiliza no seu dia-a-dia para entender, atender e satisfazer as partes interessadas. Uma informação errada, uma ação errada, um problema não resolvido, um custo desnecessário, um cliente insatisfeito…acho que deu para entender o problema aqui. 

Um dos aspectos relevantes quando falamos de inovação tecnológica é o conhecimento, e adquirir conhecimento passa por medir, experimentar, testar e analisar os resultados para que possamos desenvolver novos produtos, processos e sistemas. Muitos aspectos práticos da Metrologia são fundamentais para garantir que o conhecimento adquirido seja sólido e confiável para aplicação prática. 

Um último ponto que quero deixar como reflexão é o pensamento que a Metrologia está relacionada somente ao chão de fábrica ou a produção. As medições estão em todo o negócio, processos administrativos, gerenciais, estratégicos ou até comportamentos podem ser medidos e avaliados, e sem dúvida aspectos teóricos e práticos da CIÊNCIA da medição podem ser aplicados para ganho de informação e conhecimento que realmente gere valor. 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast