Programa de Ensaio de Proficiência (PEP): o que é?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Ana Cláudia Marquardt

Ana Cláudia Marquardt

O Programa de Ensaio de Proficiência (PEP) representa um elemento importante na garantia da qualidade em laboratórios. Inicialmente, é necessário compreender que este programa consiste em uma avaliação objetiva da performance de um laboratório em realizar testes específicos ou medições.

Frequentemente, isso inclui a comparação dos resultados obtidos por diferentes laboratórios. Além disso, o PEP serve como uma ferramenta valiosa para laboratórios que buscam melhorar continuamente seus processos e resultados. Isso garante confiabilidade e precisão de seus serviços.

Ademais, participar de um Programa de Ensaio de Proficiência é frequentemente um requisito para acreditação de laboratórios em normas internacionais, como a ISO 17025. Portanto, o PEP desempenha um papel fundamental não apenas na manutenção da qualidade, mas também na validação da competência técnica dos laboratórios.

Muitos laboratórios que se preparam para a acreditação na ISO 17025 ou que já possuem acreditação participam do Programa de Ensaio de Proficiência (PEP). Inclusive, a aprovação em um desses programas é um documento exigido para que o laboratório inicie sua acreditação na ISO 17025:2017.

Sei que alguns profissionais da área da metrologia ainda têm dúvidas do que se tratam esses ensaios, então pensei em escrever esse artigo para explicar o que você precisa saber para participar de um PEP.

O que é o Programa de Ensaio de Proficiência?

O ensaio de proficiência é uma maneira de você saber se os seus resultados de ensaios e calibrações são válidos. Em um PEP, uma empresa ou órgão responsável (Inmetro ou redes metrológicas) irá enviar um instrumento padrão para que você faça a calibração ou ensaio. Depois, você irá devolver o equipamento junto com o certificado.

Quando a empresa responsável pelo PEP receber os seus resultados e os resultados dos outros participantes, fará uma comparação entre eles e ao final do processo você receberá um relatório com essas informações. Esse relatório não terá dados que identificam outros laboratórios, apenas os resultados do certificado de calibração de cada um para que você possa conferir.

Em alguns casos, como na calibração de balanças, não é possível enviar o equipamento até o laboratório. Então você deverá enviar o seu técnico até o local em que se encontra a balança para realizar o procedimento de calibração e emitir o certificado no provedor do PEP.

Preciso participar de um PEP, o que eu faço?

O próprio Inmetro dispõe de uma página com informações sobre os PEP’s que estão sendo organizados e as redes metrológicas também divulgam essas informações. Inclusive, se você quiser, o seu laboratório pode organizar e realizar um PEP. Existe até mesmo uma norma, a ISO 17043, que trata especificamente dos requisitos para tornar-se um provedor de Programas de Ensaios de Proficiência.

Para participar de um desses ensaios, o laboratório deve pesquisar no site do Inmetro ou na rede metrológica que participa para conferir se está em vista a realização de algum ensaio do seu interesse. Normalmente a inscrição é feita pelo próprio site.

Depois da inscrição e pagamento da taxa (normalmente varia entre R$1.500,00 e R$2.000,00), o organizador vai te enviar as instruções para que você faça a calibração ou ensaio na área em que o PEP está sendo organizado.

Vantagens de participar de um PEP

Além de ser um requisito para obter a acreditação na ISO 17025:2017, participar de PEP’s te ajuda a identificar possíveis falhas nos processos do laboratório e isso promove uma constante evolução nas atividades.

Isso acontece porque a comparação entre os resultados do seu laboratório com os outros permite validar a precisão do método utilizado e, consequentemente, oportuniza melhorias nos processos para aumentar a confiabilidade dos seus cálculos.

Mesmo se você for reprovado em um PEP, depois de fazer alguma ação corretiva com base no resultado negativo, você pode participar de um novo ensaio de proficiência. Isso ajuda a verificar a eficácia das ações corretivas que você fez, com base nos resultados obtidos antes e depois dessas ações.

Você já participou ou organizou algum PEP no seu laboratório? Compartilhe a experiência com a gente aqui nos comentários.

Sobre o autor (a)

1 comentário em “Programa de Ensaio de Proficiência (PEP): o que é?”

  1. Pingback: 3 atividades fundamentais para garantir a validade dos resultados metrológicos - Blog da Metrologia

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Banner vertical - webinar seja auditor

Qualicast

Qualicast