Índice
Uma das dúvidas mais frequentes que recebo de clientes é sobre a periodicidade de calibração de instrumentos de medição.
Perguntas como: qual o melhor intervalo de calibração para o instrumento? Posso considerar o prazo X para esse tipo de instrumento? Posso aumentar o intervalo de calibração do meu instrumento?
São perguntas frequentes, mas tem um grande problema nesses questionamentos. Nenhum deles refere-se ao impacto de calibrar ou não um instrumento no tempo adequado.
Na maioria dos casos, a preocupação está relacionada ao custo da calibração e não na motivação ou impacto que a calibração ou não calibração pode ter na qualidade de produtos e processos.
Nesse artigo, vou falar um pouco sobre a importância de avaliar e alterar o intervalo de calibração conforme vamos conhecendo o histórico do erro de um instrumento de medição, e como o Metroex pode ajudar nesse processo.
Quais são as características de um bom controle de periodicidade de calibração?
Precisamos entender que não existe um número mágico para definir a periodicidade de calibrações. Definir um único intervalo para toda a vida útil do instrumento de medição é o pior caminho e o de maior risco para a qualidade do produto ou processo.
Contudo, o intervalo de calibração deve ser analisado periodicamente levando em consideração o histórico de calibração do instrumento de medição, manutenções realizadas e verificações ou checagens.
Enfim, um bom controle do intervalo de calibração vai otimizar a vida útil do instrumento de medição e reduzir o risco de medição. Desse modo, o impacto de uma medição errada na qualidade do produto ou processo pode ser muito menor e qualquer prejuízo evitado ou reduzido.
Vou citar aqui 3 pontos importantes que precisamos entender para analisar e definir um intervalo de calibração de forma adequada:
1º Ponto
Defina um intervalo inicial, mais crítico e levando em consideração aspectos técnicos, tais como: recomendações do fabricante, normas, regulamentos técnicos, frequência de uso, número de usuários, condições ambientais, entre outros
2º Ponto
Revise o intervalo de calibração após ter um histórico de pelo menos 3 calibrações. Considere qualquer manutenção realizada no período entre calibrações e resultados de verificações ou checagem.
Existem diversos métodos para alterar a frequência de calibração considerando o histórico de certificados. Por exemplo: método Staircaise, método de Schumacher, método de carta de controle, entre outros.
3º Ponto
Faça a revisão do intervalo de forma sistemática. Toda a vez que um resultado de calibração for considerado insatisfatório avalie o impacto do erro de medição e caso necessário revise seu método de análise.
Como o Metroex ajuda a fazer um controle profissional da periodicidade de calibração?
Tecnologias especialistas podem ajudar nesse processo de análise de intervalos de calibração e automatizar a alteração do intervalo. Funcionalidades de avaliação de resultados e históricos de calibração são facilitadas quando as informações estão disponíveis no mesmo local.
O Metroex permite a gestão dos equipamentos e instrumentos de medição de um laboratório ou indústria, gerenciando todos os registros dos resultados de calibração e seus históricos. Assim, possibilita a análise do intervalo de calibração, utilizando métodos estatísticos, de forma automática.
São diversos benefícios que podemos ter com a automação do intervalo de calibração. Vou citar 3 que considero muito relevantes para a qualidade de produtos ou processos.
Informações centralizadas
O Metreox possibilita a gestão de equipamentos e instrumentos de medição, considerando todos os aspectos necessários para o atendimento das normas ABNT ISO 9001, ABNT ISO 10012 e ABNT ISO/IEC 17025, concentrando todas as informações e registros pertinentes em um único lugar.
Você pode acessar facilmente os registros de calibração, verificação e manutenção do equipamento. Dessa forma, ele facilita a busca de informações e o atendimento a requisitos normativos, e potencializa a análise de resultados e intervalos de calibração.
Histórico
Os registros dos resultados de calibração e o histórico dos resultados e análises realizadas são mantidos durante todo o ciclo de vida do produto. Pois, isso garante a rastreabilidade da medição do processo.
Certificados de calibração, relatórios de ensaios, checklist de verificação, entre outros podem, ainda, ser anexados junto ao histórico, facilitando sua consulta e garantindo a evidência do atendimento aos requisitos normativos relacionados.
Periodicidade de calibração automatizada
Todavia, com as informações e históricos devidamente registrados em um único local, é possível realizara a análise do intervalo de calibração com apenas alguns cliques. A aplicação do Método Schumacher considerando o histórico de manutenção e o histórico de calibração é realizado pelo sistema.
Esse processo é automatizado, sendo proposto uma alteração no intervalo em acordo com os resultados já devidamente cadastrados no sistema Metroex.
Enfim, Isso facilita o trabalho e auxilia na redução do risco de medição, na otimização do custo-benefício com calibração e verificação dos equipamentos e instrumentos de medição.
Metroex é uma tecnologia que ajuda a melhorar sua gestão de verdade!
O Metroex é uma tecnologia dedicada a laboratórios de ensaios, calibração e controle de qualidade na indústria, que automatiza processos e otimiza a operação e os resultados.
O Metroex conta com um atendimento diferenciado, formado por uma equipe de especialistas em Metrologia, Qualidade e Gestão Laboratorial que podem auxiliar a sua empresa na busca pela excelência operacional e melhoria de resultados.
São muitos os clientes que melhoraram seus processos, otimizaram resultados e entrega e alcançaram a acreditação junto ao CGCRE/INMETRO com a tecnologia Metreox. Mas, acima de tudo, eles conseguiram obter uma operação consistente e conquistar mais negócios.