Processo de medição: entenda seu impacto nos processos e produtos!

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Neville Fusco

Neville Fusco

Antes de tudo,  é importante lembrar que um dos maiores problemas relacionados a metrologia nas empresas é o entendimento da medição como um processo. Para isso, a norma ABNT NBR ISO 10012 – Sistema de gestão de medição: Requisitos para os processos de medição e equipamento de medição apresenta o conceito de processo de medição e sua importância para a qualidade.

Em síntese, os processos de medição são considerados pela ISO projetos específicos com objetivo de das suporte à qualidade. Com isso, essa recomendação está em acordo com outro princípio da qualidade: a abordagem de processos, presente na norma ABNT NBR ISO 9001 – Sistema de gestão da qualidade: Requisitos.

O processo de medição

De forma simplificada, o processo de medição é definido como o conjunto de operações para determinar o valor de uma grandeza. Beleza, Neville, mas o que isso quer dizer? O processo de medição é, então, o conjunto de métodos e meios utilizados para realizar uma medição.

Ou seja, esses são 5 os elementos que afetam a qualidade do resultado de um processo de medição:

  • Condições ambientais;
  • Definição do mensurando;
  • Procedimento de medição;
  • Conhecimento e habilidade do operador;
  • Equipamento de medição.

Todos esses elementos são fundamentais para obtermos medições confiáveis para garantir a qualidade.

As saídas do processo de medição

Os resultados de medição são as saídas do processo de medição. Então, todos os elementos do processo de medição afetam a qualidade do seu resultado e sua confiabilidade. As condições ambientais devem ser conhecidas e preferencialmente controladas, o operador deve ser devidamente treinado, o procedimento de medição deve ser adequado e tecnicamente válido, o equipamento de medição deve ter a precisão adequada e o mensurando (grandeza que queremos medir) deve estar definido com a exatidão requerida.

É importante dizer que o resultado completo de uma medição não é um número. Considerando que toda medição realizada apresenta erros, é necessário, então, apresentar a faixa de dúvidas no resultado da medição. Essa faixa de dúvida é a “incerteza de medição”.

O impacto da medição na qualidade

A busca pela qualidade, seja de um produto ou processo, está diretamente ligada aos processos de medição utilizados e a qualidade dos resultados que eles apresentam. Assim, não é possível controlar a qualidade de um produto ou processo sem medições confiáveis.

Portanto, a inspeção da qualidade, o recebimento de matéria prima, o desenvolvimento de produtos e processos, o uso da ferramenta de controle estatístico de processos, entre outros, são exemplos de situações em que uma medição sem qualidade pode gerar grandes problemas.

Quando a medição não é confiável, por exemplo, ao receber uma matéria prima podemos gerar um grande problema para a produção. Logo, um erro de medição não identificado causa uma decisão errada, afetando diretamente a qualidade.

Portanto,  tomar decisões para ajustar uma máquina, recusar uma matéria prima, alimentar informações de um indicador de produtos não conformes, são outro exemplo de informações diárias derivadas de medições. Dessa forma, como podemos confiar em ações e decisões tomadas com base em informações obtidas de medições não confiáveis?

Conclusão

Quando olhamos para a importância da medição na qualidade realmente entendemos a necessidade de tratarmos a medição como um processo! E isso de acordo com o princípio da qualidade “abordagem de processos”, apresentado na norma ABNT NBR ISO 9001.

A metrologia, ciência da medição, é fundamental na busca pela qualidade da medição e pelas melhorias dos processos de medição. Afinal, uma gestão eficaz dos processos de medição minimiza riscos, ajuda a garantir conformidade e maximiza resultados. E, afinal, qual organização não busca sempre maximizar seus resultados?

Referencial teórico

[1] Albertazzi Jr, A. G. Fundamentos de metrologia cientifica e industrial. 2º Ed. 2018.

[2] ABNT ISO10012 – Sistema de gestão da medição: Requisitos para os processos de medição e equipamentos de medição.

[3] VIM – Vocabulário internacional de metrologia 2012.

Publicado originalmente no dia:25 de set de 2019 às 11:15

Idealizado por Forlogic | Saiba mais sobre qualidade em https://ferramentasdaqualidade.org/

Conheça nossos softwares: Gestão da Qualidade | Gestão da Metrologia 

Sobre o autor (a)

2 comentários em “Processo de medição: entenda seu impacto nos processos e produtos!”

  1. Pingback: [WEBINAR] Como tornar o processo de emissão de certificados mais eficaz - Blog da Metrologia

  2. Pingback: A importância da metrologia na área da saúde - Blog da Metrologia

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast