[WEBINAR] Como tornar o processo de emissão de certificados mais eficaz

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Gabrielle Pessute

Gabrielle Pessute

No texto de hoje, vou falar um pouco sobre o webinar feito pelo Fábio Assis, que explica como tornar o processo de emissão de certificados mais produtivo. Porém, antes, preciso começar falando algo importante: não existe fórmula mágica que faça o laboratório emitir certificados super rápido. Então, não é isso que você vai encontrar por aqui!

O webinar e o artigo vão te ajudar a entender como essa operação pode ser mais eficiente!

Aqui no texto, vou apenas resumir os pontos principais para facilitar o processo em sua empresa, mantendo em mente a ideia de que não se ganha um cliente por preço, mas pela entrega de um certificado de qualidade, o qual o cliente sabe que não vai ter problemas em auditorias ou com retrabalho.

Se você gostar do que vai ler aqui, pode se aprofundar um pouquinho no assunto assistindo o webinar. Lá no final eu deixo o link de acesso.

Fábrica de certificados

Falar que um laboratório de calibração é uma fábrica de certificados é algo polêmico, mas vamos entender com calma o que isso significa.

Para emitir um certificado, existe um processo e esse processo deve ser feito com agilidade, o que não é a mesma coisa que pressa, já que pressa é ligada a desorganização; enquanto agilidade, a um processo organizado. No webinar, o Fábio explica melhor sobre o assunto.

Todas as fases desse processo de emissão de certificados devem ser feitas com qualidade, pois o certificado é o produto final. Garantindo que todas as fases sejam bem-executadas, o resultado será muito bom e não haverá retrabalho, garantindo a eficácia do processo e, claro, a qualidade do produto final.

Portanto, temos sim uma “fábrica de certificados”, porque há uma linha a ser seguida, como em toda fábrica. Por isso, não fique bravo quando falamos que um laboratório é uma fábrica de certificados, isso não é algo ruim, e sim um sinal de que, como em todo processo, a emissão dos certificados também pode ser mais ágil e segura.

Para isso, vamos entender quais são as fases do processo dessa fábrica e como isso pode te ajudar a entregar melhor e mais rápido o seu produto final: o certificado.

As fases do processo de emissão

Agora sim posso falar quais são essas fases e como melhorá-las para atingir o objetivo de agilizar o processo de emissão de certificado. São seis etapas, que estão interligadas, vamos lá:

  1. Recebimento: a pessoa encarregada de receber os instrumentos deve conhecê-los bem, pois, dessa forma, a pessoa já vai poder verificar se há realmente como calibrar o produto e, se não houver, o processo termina ali mesmo. Essa etapa deve ser vista como uma triagem;
  2. Análise técnica: aqui será verificado o que realmente o instrumento precisa, parece simples, mas é a base para o comercial. Diferente do recebimento, nessa fase a análise é aprofundada e o cliente saberá exatamente o que será feito nos seus instrumentos;
  3. Comercial: a tarefa nessa parte é ajudar o cliente, formalizando tudo o que aconteceu até então. Para isso, é importante conhecer o cliente, suas especificações e necessidades, assim o cliente terá tranquilidade ao pagar pelo serviço e receber seu instrumento de volta;
  4. Execução: após a aprovação do cliente, a execução poderá ser feita e, se todo o processo tiver sido realizado com qualidade, o técnico poderá realizar o trabalho com confiança, pois ele irá saber exatamente o que foi acordado com o cliente e, assim, tudo o que precisa ser feito;
  5. Faturamento: pode parecer óbvio, mas é importante lembrar que o faturamento também faz parte do todo. Novamente, se o processo estiver correto, o faturamento saberá exatamente o que cobrar e o cliente terá mais confiança no serviço prestado;
  6. Expedição e entrega do certificado: o processo é finalizado, fechando o ciclo. O cliente recebe seu instrumento de volta, sabendo quais foram os procedimentos realizados, e seu certificado, que não trará nenhuma preocupação em auditorias. 

Sem fórmula mágica

Acredito que, depois de ter explicado as fases, fica mais fácil entender que tudo está interligado, por isso é importante manter a qualidade no todo. Não é possível investir em apenas uma etapa para emitir certificados de maneira mais ágil. O ideal é verificar se as etapas estão sendo realizadas de forma correta, pois, dessa maneira, não haverá retrabalho e o produto final, o certificado, será de qualidade.

O resultado sendo de qualidade, o cliente não terá o trabalho de verificar o certificado, ele ficará tranquilo ao passar por uma auditoria, formando uma relação de confiança com você e seu laboratório, e não uma relação pautada apenas em preço. 

Espero que o artigo tenha ajudado a deixar mais claro sobre como tornar o processo mais ágil, porém o texto é um resumo, um primeiro contato com o assunto e, para se aprofundar melhor, convido a assistir o webinar completo.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast