Quais os prejuízos com o tempo elevado de emissão de certificados na metrologia?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Poliana Fonseca

Poliana Fonseca

Sabemos que cada etapa dentro do laboratório é muito importante, até a emissão dos certificados de calibração e, cada etapa tem seu tempo de execução.

Independente da forma que o laboratório execute suas atividades, seja por planilhas, em papéis ou com softwares, é fundamental que os prazos das entregas estejam alinhados com o cliente para que a expectativa dele seja sempre atingida e, consequentemente, a satisfação também.

Por isso, neste artigo irei estar discutindo sobre o que você pode perder com o tempo elevado na emissão dos certificados na metrologia.

Produtividade

Sim, você pode achar que quanto mais tempo levar para executar os seus processos, mais produtivo está sendo, mas na verdade é ao contrário!

Se você leva em média 2 horas para emitir um certificado independente do seu processo e a forma que é feita, você não está sendo produtivo, você só está se ocupando demasiadamente.

Por isso é importante estar com os processos alinhados, independente da ferramenta que você utiliza.

Satisfação de clientes

O que é considerado o coração de toda empresa? Os clientes! Assim como o Jeison Arenhart discutiu em suas redes sociais, sem cliente não tem empresa e, além disso, ele citou uma frase de Paulo Dubiel que acho relevante apontarmos aqui para entender a satisfação do cliente, que é:

Satisfazer o cliente é obrigação, o diferencial é mantê-lo encantado. 

Dando continuidade, assim como já falamos aqui no blog da metrologia, sobre certificados de calibração e suas informações e padronizações que garantem a qualidade do seu serviço, precisamos lembrar, além disso, que é imprescindível que você tenha clientes satisfeitos com seus serviços e entregas e, para a área da metrologia, o certificado de calibração é o principal!

Então se você tem um processo moroso, principalmente na etapa de emitir o certificado, isso pode fazer com que você tenha implicações que possam te causar vários danos, e o principal deles, é a perda dos seus clientes e a insatisfação deles!

Mas imagino que você não queira isso né? Então é preciso providenciar uma forma de automatizar e agilizar esse processo no seu laboratório!

Dinheiro

Por mais óbvio que possa parecer para nós, essa é uma consequência do item anterior, pois se o seu cliente está pagando pelo seu serviço e sua entrega, ao ficar insatisfeito com isso automaticamente irá cancelar os serviços com seu laboratório e procurar outro fornecedor que atenda às suas demandas melhor. Então, você perde dinheiro SIM, devido ao tempo elevado que se leva para a emissão do certificado para o cliente.

Posicionamento no mercado

Esse último item também acaba sendo uma consequência das outras perdas que foram citadas anteriormente, porque se a sua entrega não está sendo realizada de forma ágil e confiável, não está gerando satisfação para seus clientes, como consequência, eles vão ficar insatisfeitos e acabam por procurar outras soluções mais efetivas no mercado, soluções essas, que já estão trabalhando de forma que entregue valor aos serviços oferecidos fidelizando os seus clientes.

E é exatamente aí onde a imagem do seu laboratório pode ser afetada!

Acredito que você não queira ser reconhecido como um laboratório que não é íntegro com suas entregas, clientes e fornecedores. Pelo contrário, o reconhecimento desejado no mercado é que, o que é prometido é entregue, gerando valor para que o cliente, de modo que o mesmo, sempre volte se tornando um cliente fidelizado.

Emita certificados com agilidade, confiabilidade e aderência a norma!

Se você se identificou com alguns desses itens que pontuei, em relação a o que pode ser perdido devido ao tempo excessivo na emissão de certificados, não se preocupe, pois, podemos te ajudar.

Com o MyLogical, você consegue emitir certificados em apenas duas etapas e, ainda, disponibilizar o certificado para o seu cliente de forma automática, assim que assinar dentro do software. O seu cliente terá acesso por meio de uma plataforma online, customizada com a identidade do seu laboratório, deixando o ambiente muito mais confortável para que ele acesse e gerencie seus certificados e equipamentos.

Solicite uma apresentação com um de nossos especialistas! Iremos entrar em contato para poder contribuir com seu processo e, evitar que você passe por essas etapas que podem te causar muitos prejuízos!

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net  | Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/

Conheça nossos softwares:  Gestão da Qualidade https://qualiex.com/ | Gestão da Metrologia https://metroex.com.br/

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Publicidade

Conheça nossos canais

Conheça o que CEOs e especialista nos assunto estão fazendo para desenvolver as estratégias de suas empresas

Qualicast - O Podcast da QUALIDADE

Qualicast

Nosso canal no Youtube

Planejamento Estratégico - Parte 02Planejamento Estratégico transmitido 21 de jan de 2021.