A importância de um software para apoiar o processo de calibração da sua indústria

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Poliana Fonseca

Poliana Fonseca

Trabalhando na área comercial aqui do Metroex, percebo que muitos laboratórios de calibração nas indústrias encontram dificuldades em realizar a gestão dos seus processos internamente, e muitas vezes, acabam optando pela terceirização desse serviço. 

Não há nada de errado em terceirizar, mas para fazer isso, é necessário entender se a gestão do laboratório é efetiva o suficiente para cumprir o resultado do processo: garantir que os instrumentos estejam adequados para uso.

Neste artigo, falarei sobre os desafios encontrados na gestão dos laboratórios de calibração nas indústrias que utilizam controles manuais (por meio de planilhas e pastas físicas).

Os desafios da gestão de laboratórios por planilhas e controles manuais

Acreditar que apenas a terceirização do serviço vai resolver todos os problemas de gestão de instrumentos é o maior erro que a indústria comete. Por mais que não tenha que se preocupar com vencimentos e critérios de aceitação, as informações vindas do seu fornecedor precisarão ficar registradas e documentadas em algum lugar. 

Entretanto, se esse controle é por meio de planilhas, controles manuais ou muitos controles paralelos, o que deveria ser controlado se torna caótico. 

Se isso não tiver um controle adequado, o processo pode se perder. Acontece que se esse controle for manual, vamos torná-lo muito moroso pela dificuldade de rastreamento das etapas.

Isso também acontece quando as indústrias realizam os seus serviços internamente com planilhas no Excel, documento Word ou pastas internas (físicas ou na rede). A gestão acaba sendo feita de forma descentralizada, deixando o processo de gerenciamento com grandes possibilidades de erros, falta de rastreabilidade e confiabilidade.

Tanto um quanto o outro expõe a organização a ameaças e oportunidades. Entretanto, meu foco é falar sobre a oportunidade de adquirir um software de calibração. Esta é uma ação importante para garantir um controle adequado sem deixar o processo lento ou burocrático.

Por que aderir à um software de calibração?

Por termos contato direto com laboratórios de calibração há mais de 15 anos, conseguimos entender a dor dos nossos clientes em utilizar planilhas ou qualquer outro meio manual. Sabemos que sem controle e centralização das informações, muitas coisas se perdem pela falta de integração dos dados.

Com a utilização de ferramentas manuais você acaba não possuindo rastreabilidade dos seus instrumentos, não tem controle de onde e com quem estão, acontecendo muitas vezes de até perder os instrumentos. Tudo isso gera desperdício e retrabalho.

Dessa forma, percebe-se que controlar a gestão de forma manual torna o processo exposto a riscos, desgastante por conta dos retrabalhos e ocupa muito tempo dos colaboradores que poderiam ser utilizados de forma mais efetiva. Para laboratórios, torna mais difícil adesão à ISO 17025. E as indústrias, acabam não aproveitando dos aprendizados que podem ser aproveitados a partir de boas práticas dessa ISO.

Com a utilização de um software de metrologia o seu processo poderá ser automatizado, mais eficaz, assertivo, produtivo e aderente a 17025.

Calma! Vou te explicar como…

Centralize sua gestão

A sua gestão vai ser unificada em um único sistema, onde será possível ter todo controle à sua vista em apenas um clique. Tendo controle do acesso dos colaboradores, especificando a permissão de cada um, reduzindo exposição a riscos.

Ademais, não perca mais as datas das calibrações de seus instrumentos e padrões com e-mails de alerta e visualização rápida na tela inicial do sistema.

Tenha rastreabilidade de todo o processo

É possível ter a rastreabilidade dos seus instrumentos de forma rápida e precisa. Em apenas um clique você consegue saber com quem e em qual setor do laboratório ele está e também em quais condições.

Além disso, você pode contar com o histórico de atividades do instrumento, onde ficam registradas as mudanças de local, empréstimos, danos, manutenções, envios para terceiros e até mesmo os custos gerados para eles. 

Essas informações podem ser usadas para o tomada de decisão de uma possível troca do equipamento, descarte ou até se é mais vantajoso optar por começar a realizar a calibração internamente.

Os certificados antigos servem de base para avaliar a evolução do erro de medição e até sugerir mudanças na periodicidade de calibração com base nesses resultados.

Automatize os processos de sua indústria de forma segura e precisa!

Caso você tenha se identificado com esse artigo, e precisa superar esses desafios, fica tranquilo! Nós vamos te apresentar mais benefícios e te ajudar.

“CLIQUE AQUI” para conhecer Metroex e solicitar uma apresentação! Nosso pessoal entrará em contato para conhecer o seu processo e entender melhor como vamos te ajudar a evoluir no caminho da excelência.

 

Sobre o autor (a)

3 comentários em “A importância de um software para apoiar o processo de calibração da sua indústria”

  1. Pingback: Organização e rastreabilidade de instrumentos de medição

  2. Pingback: Intervalo de calibração não é apenas um número. - Blog da Metrologia

  3. Pingback: Centralização das Informações na Metrologia - Blog da Metrologia

Deixe um comentário

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast