Entendendo a Norma ISO 10012:2004 – Qualicast 92

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

No episódio #92,  Entendendo a Norma ISO 10012:2004 Sistemas de Gestão de Medição, nossos Qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla trouxeram o entendimento da Norma. E para este assunto, o convidado especial foi Neville Fusco, com mais de  20 anos de experiência na área de metrologia, instrumentação, controle e automação, qualidade, gestão de processos e estatística aplicada, Fábio Assis Gestor de Relacionamento com o Cliente da área de Metrologia na Forlogic, ajuda os laboratórios a tornar seu processo e sua gestão automatizada e mais produtiva. 

Trouxemos então para o Blog da metrologia as principais perguntas e respostas do episódio #92 do Qualicast.

 O que é Norma ISO 10012? Sobre o que ela fala especificamente?

A Norma ISO 10012 especifica requisitos de gestão da qualidade de um Sistema de Gestão de Medição. A referida Norma pode ser usada por organizações que executam medições como parte de um sistema de gestão global, e para assegurar que os requisitos metrológicos sejam atendidos. Resumidamente podemos dizer que essa norma é um meio para conseguimos tornar a medição válida e confiável, para que possamos alimentar resultados, melhorias e controles de qualidade. 

Por que a Norma ISO 10012:2004 Não é tão debatida e conhecida? 

Embora a norma 10012 traga requisitos de orientação de implantação do sistema de medição da forma correta, ela não é obrigatória. O especialista Neville traz a informação que a Norma é certificável, mas no Brasil não existe indústria com tal certificação. É perceptível, dentro das indústrias e entre as pessoas que executam o processo de medição, a falta de conhecimento da Norma, ainda falta a percepção de que medição é um processo e não uma tarefa.  

Qual a diferença entre a Norma ISO 10012: 2004 E A 17025?

A 17025 é uma norma de competência técnica focada na qualidade do produto exclusiva para laboratórios de ensaios e calibração e está voltada para a qualidade do produto. Em contrapartida a Norma 10012 fala dos processos que a empresa utiliza para chegar aos resultados, funciona como uma ISO 9001 no que diz respeito a processos de medição, são normas complementares. 

Como implementar e gerenciar esse sistema de gestão?

A implementação e o gerenciamento da norma são semelhantes a abordagem de mapeamento de processos. Primeiro devemos identificar os processos de medição, e a partir daí fazer a gestão e o controle. 

Do que é composto um processo de medição?

O processo de medição é composto por 5 elementos, são eles:  

Ambiente –Está relacionado ao tipo de ambiente si e como ele pode influenciar no processo. Como por exemplo: o ambiente tem poeira, no que se refere a balança o ambiente é plano, tem vibração… 

Método – Como é medido, Quantidade de amostras e repetições 

O que estou medindo – mensurar o que estamos medindo  

Instrumento de medição – é um dos elementos 

Operador –nível de qualificação do operador interfere diretamente no resultado do processo 

Todos esses elementos influenciam na qualidade do resultado e na confiabilidade do produto. 

Qual a relação da Gestão de medição com a Qualidade? 

No que diz respeito a qualidade de produto ou serviço – está ligado às conformidades, se o produto está ou não em conformidade. Olhando para o negócio está relacionado na precisão dos indicadores do negócio. Ambas as visões interferem diretamente na lucratividade da empresa e na qualidade do que se entrega no consumidor final.

Escute o Podcast da Qualidade na integra:


Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Banner vertical - webinar seja auditor

Qualicast

Qualicast