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No episódio #92, Entendendo a Norma ISO 10012:2004 Sistemas de Gestão de Medição, nossos Qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla trouxeram o entendimento da Norma. E para este assunto, o convidado especial foi Neville Fusco, com mais de 20 anos de experiência na área de metrologia, instrumentação, controle e automação, qualidade, gestão de processos e estatística aplicada, e Fábio Assis Gestor de Relacionamento com o Cliente da área de Metrologia na Forlogic, ajuda os laboratórios a tornar seu processo e sua gestão automatizada e mais produtiva.
Trouxemos então para o Blog da metrologia as principais perguntas e respostas do episódio #92 do Qualicast.
O que é Norma ISO 10012? Sobre o que ela fala especificamente?
A Norma ISO 10012 especifica requisitos de gestão da qualidade de um Sistema de Gestão de Medição. A referida Norma pode ser usada por organizações que executam medições como parte de um sistema de gestão global, e para assegurar que os requisitos metrológicos sejam atendidos. Resumidamente podemos dizer que essa norma é um meio para conseguimos tornar a medição válida e confiável, para que possamos alimentar resultados, melhorias e controles de qualidade.
Por que a Norma ISO 10012:2004 Não é tão debatida e conhecida?
Embora a norma 10012 traga requisitos de orientação de implantação do sistema de medição da forma correta, ela não é obrigatória. O especialista Neville traz a informação que a Norma é certificável, mas no Brasil não existe indústria com tal certificação. É perceptível, dentro das indústrias e entre as pessoas que executam o processo de medição, a falta de conhecimento da Norma, ainda falta a percepção de que medição é um processo e não uma tarefa.
Qual a diferença entre a Norma ISO 10012: 2004 E A 17025?
A 17025 é uma norma de competência técnica focada na qualidade do produto exclusiva para laboratórios de ensaios e calibração e está voltada para a qualidade do produto. Em contrapartida a Norma 10012 fala dos processos que a empresa utiliza para chegar aos resultados, funciona como uma ISO 9001 no que diz respeito a processos de medição, são normas complementares.
Como implementar e gerenciar esse sistema de gestão?
A implementação e o gerenciamento da norma são semelhantes a abordagem de mapeamento de processos. Primeiro devemos identificar os processos de medição, e a partir daí fazer a gestão e o controle.
Do que é composto um processo de medição?
O processo de medição é composto por 5 elementos, são eles:
Ambiente –Está relacionado ao tipo de ambiente si e como ele pode influenciar no processo. Como por exemplo: o ambiente tem poeira, no que se refere a balança o ambiente é plano, tem vibração…
Método – Como é medido, Quantidade de amostras e repetições
O que estou medindo – mensurar o que estamos medindo
Instrumento de medição – é um dos elementos
Operador –nível de qualificação do operador interfere diretamente no resultado do processo
Todos esses elementos influenciam na qualidade do resultado e na confiabilidade do produto.
Qual a relação da Gestão de medição com a Qualidade?
No que diz respeito a qualidade de produto ou serviço – está ligado às conformidades, se o produto está ou não em conformidade. Olhando para o negócio está relacionado na precisão dos indicadores do negócio. Ambas as visões interferem diretamente na lucratividade da empresa e na qualidade do que se entrega no consumidor final.
Escute o Podcast da Qualidade na integra: