Transformando medição em resultados

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Juliana Geremias

Juliana Geremias

No dia 09 de novembro tivemos um webinar com o especialista em metrologia Neville Fusco, que falou sobre Metrologia produtiva: como transformar medição em resultados.

O que é metrologia

Primeiramente vamos a definição e conceito do que é metrologia, de acordo com o Vocabulário Internacional de Metrologia (2012):

“A metrologia é definida como a ciência da medição e suas aplicações”

O conceito de “metrologia produtiva”, proposto por H. Kunzmann e T. Pfeifer é:

“aplicação da metrologia para obter informação e subsequente conhecimento para mudar algo ou alguém, seja para se tornar motivo para ações ou fazendo um indivíduo (ou instituição) capaz de ações diferentes e mais assertivas”.

Qual a importância da medição

As medições são usadas para determinar quantidades específicas ou parâmetros funcionais de processos em números ou unidades. O objetivo de toda e qualquer medição deve ser sempre aquisição de conhecimento, esse por sua vez gerar transformação.

Medição não é parte de um processo ela é um processo, com suas entradas e saídas. Contudo o processo de saída é o próprio resultado da medição.

Como já dizia James Harrington:

“… a medição é o primeiro passo na busca do controle e da possível melhoria. Se você não pode medir, você não pode entender. Se você não consegue entender, você não pode controlar. Se você não pode controlar, você não pode melhorar.”

É possível obter valor com a aplicação da metrologia?

A resposta é sim, e não falamos apenas de valores agregados a produtos e serviços, mas, também nos referimos a lucros.

Durante o webinar foi explanado um exemplo, que comprova a economia que a metrologia pode gerar para as empresas.

Pense na seguinte hipótese: um determinado laboratório produz um medicamento específico, contudo precisa comprar 1 balança para a medir o produto e os insumos. Então, tenho as condições apresentadas a seguir:

o-custo-da-qualidade-na-medição

 

Qual balança você compraria?

Opção 1:  margem de erro 0,02 por R$ 10.000,00

ou

Opção 2: margem de erro 0,1 que custa 2.000

A grande maioria dos participantes ao vivo optaram pela opção 2, enquanto a correta seria a opção 1

Se levarmos em contas esses erros aparentemente insignificantes concluímos que as balanças geram o seguinte prejuízo:

Opção 1 – R$50.000 ao ano

Opção 2  – R$ 250.000 ao ano

Agora imagine esse valor expandido para todos os produtos. Assista o webinar na íntegra e confira detalhes desse exemplo e outros mais.

 

 

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