A liderança nos processos metrológicos

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Ana Cláudia Marquardt

Ana Cláudia Marquardt

Todo projeto ou processo de uma indústria ou de um laboratório precisa de liderança. É papel do lider mobilizar e engajar as equipes a buscar melhores resultados. Liderar envolve planejamento, saber lidar com o outro e principalmente, ter foco nas suas metas e objetivos definos.

Esse artigo fala sobre a importância da liderança nos processos metrológicos, seja no gerenciamento e calibração dos seus próprios instrumentos ou na prestação de serviços. Também quero aproveitar para divulgar o e-Book sobre liderança, lançado na semana do Dia Mundial da Qualidade.

A liderança não precisa ser a direção

Muitas pessoas associam liderança com “chefia” e pensam que somente a direção da empresa pode liderar equipes, o que não é verdade. Primeiramente, todos somos líderes de nós mesmos, e temos a capacidade de identificar oportunidades de melhoria em todas as  ações que executamos..

Quando não desenvolvemos essa capacidade de auto avaliação, outras pessoas podem servir de exemplo. Normalmente elas procuram simplificar o trabalho do dia a dia, gostam de desafios e inovação, são organizadas, sabem lidar com as outras pessoas, ou simplesmente têm um olhar diferente em relação às coisas.

Em conversa com um colega aqui da Forlogic, ouvi algo muito interessante: “É essencial ter pessoas que veem as coisas de outros pontos de vista”. Não é sobre ser melhor ou ter mais percepção, é apenas ter uma visão diferente. Isso permite obter novas respostas para antigas perguntas e melhorar continuamente. Isso também é liderança!

O que quero dizer é que o líder não é somente quem sabe tudo sobre determinado assunto ou que está em cargo superior. Mas sim, é a pessoa que nos inspira a sermos melhores, nos faz entender o propósito do nosso trabalho e assim, gerar melhores resultados para a empresa.

A liderança nos processos metrológicos

Gerenciar instrumentos, sejam próprios ou de clientes, não é uma tarefa fácil. Diariamente, circulam pela empresa vários equipamentos do mesmo tipo, que podem pertencer à setores ou clientes diferentes. Por isso, as tarefas precisam ser realizadas com bastante cuidado.

Imagine se cada técnico do laboratório pudesse controlar os instrumentos da forma que julgasse adequada, surgiriam diversas formas diferentes de codificar e manusear os equipamentos, dificultando muito a organização do setor e a execução das tarefas. Além disso, essa prática poderia causar confusão no momento de realizar uma manutenção ou devolver o instrumento ao dono, o que acabaria gerando retrabalho, insatisfação de clientes e prejuízos financeiros para a empresa.

O papel do líder é fundamental na difinição de padrões e na transformação deles em processos, e isso deve ser construído juntamente com a equipe, para que todos entendam os processos definidos parao setor. Veja que isso não tem a ver só com a competência da equipe, pois mesmo que todos sejam muito qualificados, é o líder quem precisa definir o direcionamento do trabalho de cada um. Ele precisa ajudar simplificar a execução dos processos, garantir uma melhor gestão do tempo, alinhar a estratégia de funcionamento do setor para garantir a satisfação dos clientes.

É importante ouvir a equipe

Contuto, é comprovado que  brainstorming com a equipe melhora os processos da empresa . Da mesma forma, já vimos exemplos de empresas que investem produtos ou serviços que não melhora em nada a execução do trabalho. O que quero dizer é que de nada adianta investir muito em infraestrutura ou até mesmo em qualificação, se o engajamento não for estimulado.

Ouvi de um cliente a  que: a empresa dele precisava encontrar uma maneira de identificar os instrumentos assim que chegassem no laboratório, para não haver troca de equipamentos. O método que utilizavam não era muito eficaz e algumas vezes eles acabaram enviando instrumentos para o cliente errado, chegando a perder um de seus clientes por causa disso.

A solução acabou vindo de um funcionário de outro setor. Ele sugeriu emitir uma etiqueta personalizada (com código e tipo do instrumento, dados do cliente e do serviço a ser executado). Essa etiqueta passou a ser emitida por meio do software de gerenciamento que utilizavam. Esse tipo de identificação facilitou muito a rotina dentro do laboratório, fazendo com o processo ficasse mais rápido. O que antes gerava reclamações e risco de perca de clientes, passou a ser fonte de elogios e aumentar a credibilidade da empresa.

A questão é que a liderança precisa ouvir os colaboradores e dar espaço para que eles deem suas opiniões. Não estou dizendo que só virão ideias geniais, mas debater os problemas da empresa com a equipe é uma forma de obter ótimas ideias, e chegar  a uma soluções que talvez jamais chegaríamos sozinhos.

A liderança deve ser transformadora

Enfim, no gerenciamento de instrumentos, é fundamental a presença da liderança para estimular o foco da equipe na melhoria contínua. Enfim otimizando a execução do trabalho ou criando formas de aumentar a capacidade da empresa.

Na Forlogic utilizamos o consenso para tomar as decisões mais importantes. Por exemplo, decidimos os valores da empresa em reunião coletiva, agregando valores de cada colaborador em conjunto com os valores que percebemos em nossos atuais clientes. Enfim, isso nos ajudou a viver os  valores da empresa na prática, o que jamais  seria construído se apenas a direção escrevesse os valores.

Ser líder é inspirar pessoas a darem o melhor de si mesmas, e isso só é possível quando elas entendem que são partes essenciais para a empresa e para alcançar resultados maiores.

Lançamos um  eBook falando sobre liderança e o requisito 5 da ISO 9001:2015. Nele discutimos um pouco sobre a visão que a ISO tem sobre liderança e deixamos alguns relatos de como os líderes da Forlogic trabalham. Baixe agora clicando no botão abaixo:

Publicação original 08/11/2017.
Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para  Gestão da Qualidade https://qualiex.com/

Sobre o autor (a)

7 comentários em “A liderança nos processos metrológicos”

Deixe um comentário

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Publicidade

Conheça nossos canais

Conheça o que CEOs e especialista nos assunto estão fazendo para desenvolver as estratégias de suas empresas

Qualicast - O Podcast da QUALIDADE

Qualicast

Nosso canal no Youtube

Planejamento Estratégico - Parte 02Planejamento Estratégico transmitido 21 de jan de 2021.