[WEBINAR] Quais os benefícios da Metrologia como valor

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Gabrielle Pessute

Gabrielle Pessute

Durante a Semana Mundial da Qualidade 2019 ocorreram várias discussões em vários webinars diferentes. Uma delas abordou os benefícios de tratar a metrologia como valor! A conversa ocorreu dia 12 de novembro, tendo como participantes o Fábio Assis, a Glauci Roque e o Neville Fusco.

Esse tema foi escolhido pois ainda é muito comum ver pessoas (incluindo profissionais da área de metrologia) tratando de metrologia e qualidade de forma distinta, como se não houvesse comunicação entre um tema e o outro, quando, na verdade, eles caminham juntos.

Nesse meu primeiro texto para o blog, vou destacar dois pontos sobre a ligação das áreas que me chamaram atenção durante o webinar sobre benefícios da Metrologia e falar um pouco sobre porque essa separação continua acontecendo nas empresas.

Por que você não deve separar metrologia e qualidade

Se a qualidade de um produto é comprovada por sua funcionalidade correta, então, só é possível apontar erros para devida correção se a medição envolvida na produção estiver sendo realizada de forma correta e responsável.

Trazendo um exemplo do dia a dia para facilitar a compreensão: eu só consigo saber se minha dieta está funcionando se eu utilizar uma balança que funcione. Se a balança medir errado, eu não saberei o que preciso ajustar na minha alimentação, por exemplo. Nos processos é a mesma coisa.

A metrologia é um processo, e é “bisavó da qualidade”, como diz o Neville na sua palestra. Ele diz isso porque ter qualidade é atender necessidades, requisitos e a medição é uma forma de analisar a conformidade dos produtos. Por isso, para atender o pedido final é preciso ter as medições feitas de forma correta, analisando se as especificações foram atendidas.

O problema é que essa separação (entre Qualidade e Metrologia) ocorre porque muitos profissionais até obtêm informações corretas com as medições, mas não as transformam em conhecimento. Não tendo o conhecimento sobre o que está de fato acontecendo por trás das medições, torna-se difícil tomar decisões assertivas, de qualidade. 

Não adianta eu saber que minha balança apresenta um erro de 0,1 miligrama a mais no momento de embalar meu produto. Eu preciso analisar essa informação e saber se isso está me causando prejuízo ou benefícios e, se for prejuízo, o que está causando esse problema e como posso resolver. Preciso entender como, e se, esse erro vai impactar meu cliente. Isso é transformar uma informação em um conhecimento!

O desafio de disseminar a metrologia

Um dos principais desafios apontados na palestra é a falta de preparação dos profissionais. Muitos deles trabalham com os benefícios da metrologia sem entender o que realmente essa ciência trata. Assim, forma-se um ciclo: não entendendo o que ela representa, não transformando as medições em conhecimento e, assim, tomando decisões ruins ou pouco eficientes. 

Essa falta de preparo cria um estereótipo em que a calibrações e as verificações (frequentemente deixadas de lado nos processos) são apenas um gasto de dinheiro. Muitas vezes as periodicidades são reduzidas acreditando-se que, como isso, a empresa está economizando dinheiro. Mas o real gasto é no resultado final do processo, ao ter um lote inteiro de produto reprovado por erro de medição, por exemplo.

Seja assertivo!

Com estes pontos ressaltados de forma breve, espero que fique mais clara a relação das medições e da qualidade: elas devem caminhar juntas, sempre! A qualidade acaba se tornando uma consequência positiva de uma calibração e de verificações feitas de forma correta e responsável. Assim como decisões tomadas com o conhecimento adquirido por meio da medição serão mais assertivas, terão um melhor resultado final e com menos gastos. 

No texto de hoje, eu trouxe alguns pontos do webinar que considerei importantes. Mas para entender melhor o assunto, é muito legal assistir o webinar completo, que traz uma hora e meia de muita informação e conhecimento, além de dúvidas esclarecidas no momento da conversa. Para assistir, basta se inscrever no evento clicando no botão abaixo e você receberá todos os conteúdos no seu e-mail.

Assista agora!

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Banner vertical - webinar seja auditor

Qualicast

Qualicast