Como determinar a periodicidade de calibração na indústria

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Poliana Fonseca

Poliana Fonseca

No último dia 26/08 o pessoal do Metroex, junto com o pessoal do Canal Qualidade produziram um Webinar para falar sobre: Como determinar a periodicidade de calibração nas indústrias.

Este tema, como garantir a qualidade dos processos e produtos com instrumentos devidamente calibrados dentro de um período ideal, foi escolhido principalmente por ser um assunto que ainda gera muitas dúvidas para o pessoal da indústria. 

A medição no nosso cotidiano

Especificamente no caso da metrologia legal, a medição é algo que está presente no nosso dia a dia, seja ao abastecer o carro com o volume de combustível, a medição da energia elétrica, entre outros.

E esse questionamento é algo que nos faz refletir: em algum momento ao ir no seu restaurante preferido, você já se perguntou se aquela balança está correta? Será que foi aferida? Foi aferida por um equipamento confiável? São questionamentos que ficam no ar, quando pensamos na medição que encontramos no nosso dia a dia.

A metrologia industrial e a garantia da confiabilidade

No cenário das indústrias, as medições são tão importantes quanto as que já falamos, seja para aceitar uma matéria prima, aceitar ou rejeitar um produto, inspecionar um processo, esses são alguns pontos que falaremos no decorrer do artigo.

A medição incorporada dentro das empresas é comum, especialmente em matérias primas, para garantir a conformidade dos requisitos da indústria, e em paralelo, garantir a qualidade, não somente se preocupando com a garantia do produto, mas também buscando melhorar os processos.

Para que isso seja possível, é necessário garantir que cada etapa do processo esteja controlada. Não adianta fazermos somente uma inspeção ao final do processo. Assim, não conseguimos ter a rastreabilidade de todo o processo. A medição é tão importante quanto qualquer outra  operação do processo, e a qualidade vem caminhando junto com a metrologia, afinal, nem é possível separá-las.

Garantindo a qualidade dos produtos

É impossível garantir a qualidade de algum produto sem que a gente garanta que todas as medições estão sendo feitas corretamente durante cada etapa do processo. 

Se em algum momento uma etapa do seu processo não foi medido corretamente, com toda certeza você terá um problema no final do processo, então, sem a medição, não tem como garantirmos que a qualidade está completamente aplicada no processo, pois as duas caminham juntas.

Quando a medição e a qualidade estiverem caminhando juntas, não é necessário que haja inspeção em 100% da produção; desde que você garanta que seu processo seja controlado em todas as etapas. Assim, automaticamente, você garante que ao final do processo ele estará conforme.

Ainda sobre a medição, não adianta ter os melhores softwares do mercado, procedimentos atualizados, os melhores instrumentos de medição, se a periodicidade de calibração  não for adequada para cada instrumento.

Como saber de forma assertiva o que eu preciso calibrar e em qual periodicidade?

Há algumas recomendações a serem seguidas no acompanhamento e conhecimento dos instrumentos.

  • Para que seja possível avaliar a adequação de determinado instrumento para o processo em que eu utilizo, é preciso conhecer os erros e as incertezas dos equipamentos após as calibrações.
  • O certificado de calibração é o início do processo, e com ele é possível avaliar os erros para que seja feito um acompanhamento assertivo até a próxima calibração, eliminando desperdícios com calibrações desnecessárias. Esse acompanhamento deve ser feito para que seja mantida a qualidade e confiabilidade de cada etapa dos processos.

Variáveis para definir a periodicidade de calibração

Sabemos que a definição da primeira periodicidade de calibração é um problema devido à falta de histórico de atividades. Por isso, destacamos três pontos importantes para serem levados em consideração:

  1. Informações do Fabricante;
  2. Condições de uso do instrumento;
  3. Várias pessoas utilizando o mesmo instrumento;

O ideal seria definir a primeira periodicidade com um intervalo mais curto entre calibrações para a obtenção de um histórico e uma análise mais adequada para a definição de uma nova periodicidade.

Redução de custos de acordo com a periodicidade estabelecida

Além desses pontos, é claro que devemos avaliar outros critérios conforme a utilização do instrumento, juntamente com os históricos de verificações do mesmo.

Com a periodicidade de calibração devidamente estabelecida e sendo seguida, garantindo a confiabilidade de cada etapa, principalmente o resultado final.

Além disso, vale ressaltar outra coisa: determinar a periodicidade de calibração adequada, que considera e equilibra o risco envolvido na medição com erro e o custo, é fundamental para as atividades de medição e produção.

A qualidade e calibração adequada traz resultados positivos para vários processos das indústrias, e um deles é a redução de custos, pois com a conformidade do instrumento, evitam retrabalhos passíveis de serem evitados.

Tenha confiança e assertividade nos seus processos!

Trouxe os principais pontos discutidos no Webinar, mas imagino que já tenha apoiado no entendimento de periodicidade de calibração nas indústrias.

Gostaria de ressaltar a importância de manter a qualidade e a medição caminhando sempre juntas, para que os resultados sejam mantidos de forma confiável e assertiva até o produto final.

Mas se ainda assim resta dúvidas, ou você precisa do apoio de um software Público: profissionais da qualidade, laboratórios e manutenção

Assista o Webinar na íntegra:

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nossos softwares:
Gestão da Qualidade https://qualiex.com/ | Gestão da Metrologia https://metroex.com.br/

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast