Pare de separar metrologia da Qualidade!

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

É comum ver pessoas, contudo profissionais da área de metrologia, tratando de metrologia e qualidade de forma distinta, como se não houvesse comunicação entre os temas. Entenda o porquê não devemos separar metrologia da qualidade. Boa leitura!

Primeiramente vamos as definições

A palavra Metrologia vem do grego “metron” e “logos”, que significa literalmente o estudo da medida. Tudo começou com a necessidade humana de medir e quantificar coisas.

Por sua vez, Noriaki Kano propôs uma definição bastante difundida no ocidente, onde explica qualidade como – “Produtos e serviços que atendem ou excedem as expectativas do consumidor”.

Relação entre metrologia e qualidade

Se a qualidade de um produto é mensurada por sua capacidade de atender ou exceder as expectativas do consumidor, então, podemos dizer que se a medição envolvida em um processo de produção não estiver sendo realizada de forma correta e responsável, a metrologia não está cumprindo seu papel. Contudo está claro que não há qualidade no mesmo.

Podemos usar uma dieta como exemplo simples do dia a dia para facilitar a compreensão. Para você entender a relação da qualidade com a metrologia imagine a seguinte situação:

Supomos que você resolveu fazer uma dieta, e vai ao nutricionista para fazê-la de forma coerente e assertiva. Entretanto, no processo você usa uma balança que mede de forma “maluca”, ou seja, sem calibração.

Então no primeiro dia a balança evidência o peso x, depois de 2 dias retorna e a balança pesa 10 k a menos. Por sua vez, você pensa “estou apavorando na perda de peso”, enquanto na verdade motivo é a falta de calibração da balança.

Metrologia e qualidade devem ser trabalhadas em conjunto.

Evidenciar a correlação direta que existe entre medir com qualidade e produzir com qualidade é ainda um desafio da metrologia. Imagine a situação da dieta ocorrendo em uma linha de produção, em um processo de controle de qualidade, ou até mesmo no monitoramento de saúde de um paciente. O impacto negativo pode ser muito grande.

Não podemos usar dados inconsistentes com informações pouco confiáveis para tomar decisão estratégicas e de qualidade.

Seja assertivo!  Como diz o especialista Neville Fusco em sua palestra “A metrologia é um processo, e é bisavó da qualidade”.

Ele diz isso porque ter qualidade é atender necessidades e requisitos, por sua vez, a medição é uma forma de analisar a conformidade dos produtos. Então, para que o produto final seja entregue em conformidade com o que foi proposto, se faz necessário fazer as medições de forma correta, e analisar se as especificações foram atendidas.

E agora, ficou mais claro para você a relação entre Metrologia e a Qualidade? Deixe seu comentário!

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast