5 fatores para levar em conta na avaliação de fornecedores de calibração

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Neville Fusco

Neville Fusco

A escolha e a avaliação de fornecedores de calibração não podem ser realizadas somente baseadas em critérios financeiros.

Não considerar aspectos técnicos e relacionamento com o fornecedor pode gerar impactos relevantes na qualidade dos produtos e nos resultados dos processos.

E esse é o tema que vamos abordar no artigo de hoje.

Por que avaliar fornecedores de serviços metrológicos?

A calibração de instrumentos é uma ferramenta de extrema importância para reduzir os riscos relacionados a erros de medição. Ou seja, o famoso risco de tomar uma decisão errada quando estamos definindo a conformidade de um produto em relação à sua especificação.

A capacidade de realizar a declaração de conformidade de produtos e processos de forma adequada e consistente está diretamente ligada ao processo de medição. Em especial, ao instrumento de medição.

Medições realmente confiáveis

O uso de processos de medição que produzem resultados confiáveis é fundamental para garantir a qualidade de produtos e processos.

Entender os níveis de erros e incertezas envolvidos na medição pode significar ganhos reais ou prejuízos indesejáveis. Alguns erros podem estar relacionados a:

  • Excesso de retrabalhos;
  • Perda de produtividade;
  • Aumento de necessidade de garantias e reparos;
  • Redução da satisfação do cliente;
  • Decisões erradas durante o processo de avaliação da conformidade de matérias primas;
  • Produtos acabados ou análise de processos;
  • Atrasos e entregas.

É preciso ter medições confiáveis, ou seja, com níveis de erros e incertezas dentro de valores aceitáveis para que nossas ações sejam assertivas e gerem resultados concretos.

Como dizia Peter Drucker “Nada é mais inútil do que fazer bem-feito algo que não precisa ser feito.”

Exigências regulatórias e normativas

Outro ponto a ser considerado na contratação de fornecedores de calibração são os requisitos de normas e regulamentos técnicos.

Em muitas áreas, tais como automobilística, é requisito a contratação de laboratórios acreditados junto ao CGCRE.

Em outras áreas é necessário evidências que o laboratório atende aos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025, mesmo não sendo acreditados.

Integridade das informações

Uma questão muito relevante é a integridade e rastreabilidade de informações. Laboratórios competentes e que atendem a requisitos normativos tem processos, registros e procedimentos bem definidos.

Dessa forma é possível verificar toda a árvore de informação do processo de calibração do laboratório, podendo garantir a integridade, confidencialidade, acesso e segurança das informações.

4 fatores para considerar na avaliação de fornecedores de calibração

1.      Competência técnica e acreditação

Laboratórios acreditados junto ao CGCRE tem sua competência técnica avaliada e comprovada pela CGCRE/INMETRO, desse modo são laboratórios que possuem um sistema de gestão estabelecido, além de realizarem a garantia da validade dos resultados.

2.      Experiência e histórico do fornecedor

Fornecedores de calibração com experiência técnica comprovada, em especial, na área de atuação do seu negócio pode ajudar no relacionamento entre cliente e fornecedor e permitir a melhoria dos processos de medição.

3.      Capacidade de calibração e equipamentos utilizados

O escopo de calibração, bem como os equipamentos utilizados afetam a faixa de calibração e o nível de incerteza que o laboratório pode fornecer. Esse deve ser um ponto de atenção na contratação do laboratório.

4.      Atendimento ao cliente

Facilidade de acesso aos certificados, clareza de informações, disponibilidade de acompanhamento de serviços, suporte técnico para entender os certificados e resultados de calibração são exemplos de ações de atendimento ao cliente que podem ajudar no relacionamento entre os laboratórios e seus clientes.

Desafios na avaliação de fornecedores de calibração

Muitos são os desafios na contratação de um fornecedor de calibração. Mas um ponto muito importante é a necessidade de considerar aspectos técnicos e de qualidade além da decisão financeira.

Definir requisitos claros e objetivos que visam contribuir para garantir a qualidade de produtos e processos é fundamental para essa contratação. Abaixo, segue alguns exemplos desses desafios:

  • Custos de calibração e qualidade de serviços
  • Completude de escopo de serviços
  • Prazos de entregas e distâncias de laboratórios
  • Falta de conhecimento técnico na área de metrologia
  • Não reconhecimento da acreditação como evidência de competência

Lembre-se: fornecedores são parceiros estratégicos

Um lembrete importante é que um fornecedor de calibração é um parceiro muito relevante e estratégico. Um erro no resultado de uma calibração pode afetar diretamente a qualidade do produto, podendo gerar impacto direto na satisfação do cliente.

Um laboratório de calibração parceiro pode ser um grande aliado na busca pela melhoria da qualidade, aumento da percepção de valor pelo cliente e ganho de produtividade nos processos.

Metroex: O melhor Software para a Gestão de Calibração e Ensaios!

Gostou das dicas sobre avaliação de fornecedores? Com a ajuda do Metroex  você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos de medição em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.

Além de sermos o melhor software para gestão de calibração e ensaios, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco!

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast