ISO/IEC 17025: 5 Benefícios da Acreditação

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Neville Fusco

Neville Fusco

A acreditação é a melhor forma de um laboratório obter uma evidência clara de que é tecnicamente capaz e produz resultados consistentes. Por isso, neste artigo, iremos explorar os benefícios da acreditação  da ISO/IEC 17025 e comentar um pouco mais sobre esse processo.

Quando uma empresa busca um fornecedor, ela deve garantir a capacidade do laboratório de fornecer resultados precisos e confiáveis consistentemente, seja para medição, calibração ou ensaios. Além disso, um dos maiores diferenciais que um laboratório de calibração ou ensaio pode ter é a sua competência técnica e qualidade de serviços. A consistência nos resultados gerados também é muito importante.

Isso envolve realizar serviços de forma rápida, que produzam resultados válidos e confiáveis, de forma consistente e com níveis de incerteza adequada. Além disso, este bom desempenho é imperativo para a competitividade de um laboratório.

A seguir, iremos aprofundar um pouco mais no tema. Boa leitura!

O que é a ISO/IEC 17025?

A ISO/IEC 17025 é uma norma internacional que estabelece os requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. Ela é utilizada para demonstrar que um laboratório é tecnicamente competente e opera de forma confiável, produzindo resultados válidos e confiáveis.

Essa norma especifica os requisitos de gestão da qualidade, competência técnica e imparcialidade, além de abordar aspectos como pessoal, instalações, equipamentos, métodos de ensaio, amostragem, validade dos resultados, entre outros.

A ISO/IEC 17025 é amplamente reconhecida internacionalmente e é utilizada por laboratórios em diversos setores, incluindo laboratórios de testes de produtos, laboratórios de calibração, laboratórios de análises químicas, laboratórios médicos, entre outros.

A conformidade com essa norma é muitas vezes necessária para acreditação ou reconhecimento formal de laboratórios por organismos de acreditação ou reguladores.

O que é Acreditação?

A acreditação é um meio de determinar a competência técnica de laboratórios de ensaios, calibração e laboratórios médicos. Por isso, ela serve para avaliar se estas organizações possuem capacidade para realizar tipos específicos de ensaios, medições e calibrações, em acordo com um escopo.

É o processo pelo qual um órgão determina, contra padrões reconhecidos, a imparcialidade e competência de uma organização ou indivíduo para fazer tarefas específicas. Além disso, esta instituição ou órgão que realiza a acreditação deve ser independente e autorizado. No Brasil, a CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação), vinculada ao INMETRO (Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), realiza a acreditação.

A acreditação fornece reconhecimento formal de que os laboratórios são competentes, imparciais e independentes.

Portanto, estão fornecendo uma evidência para os clientes identificarem e selecionarem serviços que sejam capazes de atender às suas necessidades. Como, por exemplo,  ensaios, medições e serviços de calibração.

No caso de um laboratório de calibração, ensaios e amostragem, a acreditação segue os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Por isso, os demais documentos orientativos e normativos do INMETRO também fazem parte do processo.

A acreditação também é aplicada para:

  • Organismos de inspeção (ABNT NBR ISO/IEC 17020);
  • Certificação de sistema de gestão (ABNT NBR ISO/IEC 17021-1);
  • Certificação de produtos (ABNT NBR ISO/IEC 17065);
  • Certificação de pessoas (ABNT NBR ISO/IEC 17024);
  • Laboratório de análises clínicas (ABNT NBR ISO 15189).

Por que a acreditação é importante?

A acreditação é uma ferramenta muito importante para a estrutura metrológica de um país e para promover a competitividade de produtos e serviços globalmente. Além disso, conquistar a acreditação pode proporcionar diferentes benefícios, como iremos conferir mais a frente.

O que diz a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 e como se preparar para a acreditação

A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 específica em seu escopo os requisitos gerais para a competência, imparcialidade e operação consistente de laboratórios. Ela foi desenvolvida para que os laboratórios possam promover a confiança em sua operação.

A ISO 17025 contém requisitos, de modo a permitir que laboratórios demonstrem que operam adequadamente. No entanto, estas diretrizes também ajudam as organizações a assegurar que são capazes de gerar resultados válidos para seus clientes.

Esta norma também requer que o laboratório planeje e implemente ações para abordar riscos e oportunidades. A abordagem de riscos e oportunidades estabelece uma base para aumentar a eficácia do sistema de gestão, alcançar resultados melhores e prevenir efeitos negativos.

Etapas da acreditação ISO/IEC 17025

No Brasil, realiza-se a acreditação  por etapas e todo o processo é realizado pela CGCRE/INMETRO. Um laboratório de calibração acreditado pertence à RBC (Rede Brasileira de Calibração). Já um laboratório de ensaios acreditado pertence à RBLE (Rede Brasileira de Laboratório de Ensaio).

Um laboratório acreditado pela CGCRE, em acordo com os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 é um OAC (Organismo de Avaliação da Conformidade). Dessa forma, ele é integrado ao PBAC (Programa Brasileiro de Avaliação de Conformidade).

As etapas para a acreditação são:

  • Solicitação da acreditação pelo laboratório;
  • Análise de documentação pelo CGCRE;
  • Preparação para avaliação – Formação de equipe avaliadora e Análise de documentação pela equipe avaliador;
  • Avaliação do laboratório;
  • Decisão da acreditação pelo CGCRE;
  • Formalização da acreditação pelo CGCRE.
benefícios da acreditação na ISO/IEC 17025
Aqui no blog, já temos um artigo em que detalhes todas essas etapas.

 

Agora que você já sabe  as etapas para acreditação na ISO/IEC 17025, veja um webinar especial que gravamos em 2024 para te ajudar nesse processo:

5 Benefícios da Acreditação na ISO/IEC 17025

Podemos citar diversos benefícios da acreditação na ISO/IEC 17025. Para além do compromisso do laboratório com a qualidade, ela contribui para elevar a qualidade, confiabilidade e competência dos laboratórios. A seguir, vamos explorar mais sobre alguns benefícios da acreditação.

1- Riscos e oportunidades

Um dos benefícios da acreditação na ISO 17025 é que o laboratório passa a integrar a gestão de riscos e oportunidades em seu sistema. Assim, é possível promover a melhoria de processos e resultados.

2- Credibilidade

Por se tratar de uma evidência da competência técnica, o laboratório pode comprovar sua credibilidade perante o mercado e partes interessadas. Como uma instituição independente e imparcial realiza este processo para avaliar a capacidade de promover resultados consistentes, este fator se torna ainda mais forte.

3- Conformidade regulatória

Considera-se a acreditação de laboratórios um método confiável e um indicador de competência técnica, reconhecido tanto nacional quanto internacionalmente.

Muitas indústrias especificam rotineiramente a acreditação de laboratório para fornecedores de serviços de teste ou calibração. Isso pode ser observado em diferentes segmentos, como:

  • Clínico;
  • Químico;
  • Construção;
  • Ciência forense;
  • Setores elétrico;
  • Setor alimentício.

4- Reconhecimento global

Outro benefício da acreditação é conquistar o reconhecimento global. O CGGRE é signatário de diversos acordos de reconhecimento mútuo (MRA) com diferentes países e diferentes organismos de acreditação.

Desse modo, ao conquistar a acreditação no Brasil, pela CGCRE, o laboratório tem sua competência técnica reconhecida por esses países.

5-Impulsionando a Qualidade Através da Acreditação

A busca pela acreditação é uma decisão estratégica para um laboratório. Uma vez determinada pela liderança, pode levar o laboratório a um novo patamar de competência técnica e produtividade.

Para que o caminho na busca pela acreditação seja o mais adequado, investimentos podem ser necessários. Pode-se direcionar estes investimentos a diferentes setores, como treinamento, tecnologia, consultorias e até na aquisição de equipamentos.

Os benefícios da acreditação em laboratórios podem ser notados também em diversas áreas. Entre elas, podemos citar os ganhos relacionados a qualidade dos serviços e o reconhecimento por pares e clientes. O aumento de receitas e melhoria na gestão de processos também são benefícios significativos em laboratórios acreditados.

Metroex: O melhor Software para a Gestão de Calibração e Ensaios!

Gostou das dicas sobre avaliação de fornecedores? Com a ajuda do Metroex  você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos de medição em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.

Além de sermos o melhor software para gestão de calibração e ensaios, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco!

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Banner vertical - webinar seja auditor

Qualicast

Qualicast