Diferença Entre Laboratório Acreditado e Rastreado (Não acreditado)

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

Você já considerou a diferença entre laboratório acreditado e rastreado, ou seja os não acreditados? Ambos desempenham papéis importantes na garantia da confiabilidade das medições, mas sua competência é distinta 

Por esse motivo, resolvi abordar o tema aqui no Blog da Metrologia.  

Então, bora explorar essas diferenças. Assim, você poderá tomar decisões conscientes ao escolher o serviço que melhor se adequa às necessidades de calibração e medição para seu laboratório de calibração ou de ensaios. 

Laboratório Acreditado: Garantia de competência técnica 

Quando você confia em um laboratório acreditado, está investindo em um laboratório que teve sua competência técnica avaliada em um determinado escopo 

Esses laboratórios passam por rigorosas avaliações da CGCRE (Coordenação geral de acreditação do INMETRO). Dessa forma, são acreditados e reconhecidos nacional e internacionalmente, devido aos acordos de reconhecimento mútuo (MRA) do Brasil com outras instituições no mundo.  

Aqui estão algumas vantagens sobre laboratórios acreditados: 

  • Padrões de Qualidade Elevados: Os laboratórios acreditados são submetidos a padrões rigorosos de qualidade, garantindo que seus processos e resultados atendam aos mais altos níveis de confiabilidade. 
  • Competência Técnica Comprovada: As equipes de um laboratório acreditado devem ser compostas por profissionais qualificados e experientes. Eles são capazes de realizar medições com competência e consistência. 
  • Reconhecimento Internacional: Os resultados em laboratórios acreditados são reconhecidos por organismos internacionais. Garantindo, assim, a consistência e comparabilidade dos resultados em todo o mundo, bem como reduzindo possíveis barreiras técnicas.  
  • Requisitos normativos atendidos: Acreditações são amplamente reconhecidas e requisitadas na indústria com critérios de alto padrão de qualidade. Desse modo, a acreditação proporciona confiança aos clientes de que os serviços prestados pelo laboratório atendem aos mais altos padrões de qualidade. 

Ah! Vale lembrar que a acreditação não é obrigatória! Para ser acreditado, o laboratório precisa atender os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 e demais documentos orientativos e normativos da CGCRE 

O que garante que os resultados fornecidos por esses laboratórios sejam consistentes e rastreáveis ao sistema internacional de unidades. 

Outro detalhe importante: não é o laboratório que é acreditado, mas sim um escopo de serviço oferecido por ele. Calma, vou explicar melhor. 

Supomos que um laboratório realiza a calibração de paquímetro, manômetro e balança. Contudo, desses 3 serviços ele pede acreditação apenas para o serviço de balança. Então, ele será acreditado somente para o serviço de calibração de balança. 

Laboratório não acreditado ou o rastreado

Primeiramente gostaria de explicar que, normalmente, chamamos de rastreados os laboratórios que não são acreditados. O termo rastreado é um termo de mercado que gera muita confusão, pois o que é rastreado é a medição e não o laboratório.  

Os laboratórios acreditados são avaliados por organizações competentes, garantindo a confiabilidade do serviço prestado, já os não acreditados não possuem evidência de sua competência.  

Um laboratório não acreditado pode até ser competente e prestar um bom serviço. Porém, é apenas através da acreditação que se evidencia que essa competência foi demonstrada e avaliada pelo CGCRE.  

Enfim, todos os laboratórios, tanto de calibração quanto os laboratórios de ensaios, devem manter a rastreabilidade metrológica. Veja o que o item 6.5 da ABNT NBR ISO/IEC 17025 traz: 

6.5 Rastreabilidade metrológica  

6.5.1 O laboratório deve estabelecer e manter a rastreabilidade metrológica dos seus resultados de medição, por meio de uma cadeia ininterrupta e documentada de calibrações, cada uma contribuindo para a incerteza de medição, relacionando-os a uma referência apropriada.  

NOTA 1 No ABNT ISO/IEC Guia 99, rastreabilidade metrológica é definida como a “propriedade de um resultado de medição pela qual tal resultado pode ser relacionado a uma referência por meio de uma cadeia ininterrupta e documentada de calibrações, cada uma contribuindo para a incerteza de medição”.  

Aqui está o que você precisa saber sobre laboratórios rastreados:

Os laboratórios rastreados podem seguir os requisitos da Norma ABNT NBR ISO /IEC 17025. Contudo, devido ao alto custo e a morosidade do processo, optam por dizer que “são rastreados” ai invés de dizer que são “não acreditados”, causando toda essa confusão referente a nomenclatura.

Embora muitos desses laboratórios tenham pessoal competente trabalhando e sistema de Gestão da Qualidade funcionando, eles não podem usar o selo de acreditação do CGCRE. Desse modo, eles utilizam padrões calibrados em laboratórios acreditados como forma de buscar garantir a rastreabilidade da medição e de seus resultados.  

Enfim, o principal benefício que esse tipo de laboratório pode oferecer é a flexibilidade, atendimento e acessibilidade. Por vezes, os laboratórios rastreados podem oferecer serviços mais flexíveis e acessíveis, atendendo às necessidades de clientes que não exigem acreditação formal. 

Então, uma alternativa para gerar essa relação de confiança é o cliente ir até o laboratório e fazer uma auditoria. Assim, será possível verificar se aquele laboratório é competente e executa suas atividades corretamente. 

Escolhendo o Melhor Serviço para Suas Necessidades 

Agora, você entende as diferenças entre laboratórios acreditados e rastreados e pode tomar decisões mais informadas ao escolher serviços de calibração e ensaios.  

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer a escolha certa: 

Avalie Suas Necessidades  

Considere a importância da acreditação e rastreabilidade para sua aplicação específica. Em alguns casos, a acreditação pode ser essencial, enquanto em outros, a rastreabilidade pode ser suficiente. 

Pesquise e Compare 

Explore as opções disponíveis e compare os serviços oferecidos por diferentes laboratórios. Considere não apenas acreditações e rastreabilidade, mas também reputação, experiência e custo-benefício. 

Consulte Especialistas

Se você não tem certeza sobre qual tipo de laboratório atende melhor às suas necessidades, não hesite em consultar especialistas em metrologia e qualidade. Eles podem oferecer orientações valiosas com base em sua experiência e conhecimento. 

E para você, que ainda tem dúvidas de como a metrologia pode gerar resultados na sua empresa, te convido a ouvir o Qualicast #119. Neste episódio, Jeison Arenhart e Monise Carla recebem o CEO do Metroex Neville Fusco para uma conversa sobre como a metrologia pode gerar lucro para as empresas. Ouça agora mesmo! 

Metroex: O melhor Software para a Gestão de Calibração e Ensaios! 

O que você achou deste artigo sobre a diferença entre laboratórios acreditados e rastreado? Com a ajuda do Metroex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos de medição em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.  

Além de sermos o melhor software para gestão de calibração e ensaios, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco!  

Fonte: ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast