Laboratórios de calibração e ensaios: aumente a produtividade e o lucro com o Metroex

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Neville Fusco

Neville Fusco

A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 Requisitos para a competência de laboratórios de calibração e ensaios enfatiza a necessidade de um laboratório de ensaio ou calibração ser competente e gerar resultados válidos.

Mas, o que significa isso? E como ser capaz de operar competentemente, gerar resultados confiáveis e ainda assim obter rentabilidade no negócio? Esse é um dos grandes desafios que gestores de laboratórios enfrentam no dia a dia.

Atender aos requisitos da norma e dos clientes de forma produtiva, rentável e no tempo adequado.

O uso de tecnologias adequadas e a participação de especialistas é fundamental na busca da produtividade, rentabilidade e competência em um laboratório de calibração e ensaios, seja esse laboratório um prestador de serviço, um laboratório de controle de qualidade ou inspeção de qualidade dentro de uma indústria.

O que é o Metroex para Laboratórios de calibração e ensaios?

O Metroex é uma tecnologia adequada e desenvolvida para laboratórios de ensaios e calibração que buscam produtividade, competência, rastreabilidade de processos e informação, e atender aos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Ele possui funcionalidades que permitem gerenciar o processo do laboratório de ponta a ponta.

Desde à entrada dos itens, passando pela análise de pedido, proposta e contrato, registros técnicos, relato de resultados, avaliação de incerteza de medição, gestão de equipamentos, até a emissão e envio dos certificados e relatórios ao cliente.

Os processos são automatizados, integrados ao fluxo de trabalho e as informações e registros são centralizados na tecnologia.

Assim, é possível facilitar a consulta de informações, geração de indicadores, auditorias e avaliações, auxiliando na geração de dados corretos para a realização de uma análise crítica pela gerência assertiva.

Como o Metroex Gestão aumenta a capacidade de entrega do laboratório de calibração e ensaios?

Ainda são muitos os gargalos e problemas que os laboratórios precisam superar na busca pela competência atrelada a rentabilidade.

Entre as principais dificuldades estão ouso de registros manuais, processos paralelos, diversas tecnologias, registros e informações descentralizados, gestão em planilhas, controles não automatizados, entre outros.

Além disso, atrasos em entregas, não conformidade em auditorias e informações perdidas são comuns e geram prejuízo que muitas vezes é difícil de avaliar.  Mas, o maior problema é o impacto no cliente, que não tem seus requisitos atendidos e acaba ficando insatisfeito.

1-     O uso de processos paralelos

O uso de processos paralelos para gestão de equipamentos ou os chamados padrões de um laboratório, são muito corriqueiros. Planilha A para controle de datas, planilha B para aplicação de correção de resultados, planilha C para análise de intervalo de calibração (quando é realizado), e assim vai….

Com o uso de uma tecnologia especialista e adequada aos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025, toda a gestão dos equipamentos (padrões) é realizada considerando o controle de datas para calibração, manutenção e verificação.

Além disso, a análise de intervalo é realizada pelo sistema e as correções são aplicadas automaticamente, entre outras funcionalidades que podem ser agregadas para melhor gestão e análises.

2-     A baixa produtividade

Uma das maiores dores dos laboratórios é como aumentar a produtividade. A realização de calibração e ensaios requer muitos registros, informações, coletas de dados e tempo.

Registros e informações de diferentes fontes, atualizações de dados de padrões, necessidade de digitações ou transcrições tornam esses processos morosos e aumentam o risco da necessidade de retrabalhos e correções.

Tecnologias e funcionalidades que permitem o uso de informações de registros anteriores podem facilitar e automatizar muito esses processos, gerando ganho de produtividade e redução de erros.

Dessa forma, cópia de dados ou integração com instrumentos, bem como a automação de pontos de calibração, seleção de padrão, conversões e correções necessárias, contribuem para a otimização dos processos.

3-     A rastreabilidade de informações

A análise de desempenho de um laboratório e uma gestão apropriada, dependem de informações confiáveis e disponíveis no tempo adequado. Mas, com informações descentralizadas, resultados e registros em diferentes locais, e processos paralelos rodando, esse trabalho se torna um desafio quase impossível.

O uso de uma tecnologia que permita a execução dos processos de ponta a ponta, garantindo o registro das informações em cada etapa, a rastreabilidade das informações e a consulta a qualquer tempo, pode facilitar o trabalho de um gestor.

Além disso, todos esses pontos permitem uma análise crítica realmente efetiva, já que pior que não ter uma informação, é obter a informação no tempo errado.

O Metroex possui diversas informações disponíveis em poucos cliques ou através de relatórios ou dashboards, sejam elas:

  • Quantidade de orçamento em negociação no mês atual;
  • Número de ordens de serviços sendo executada no dia;
  • Número de certificados ou relatórios emitidos por técnico no último mês.

Mais que um software, uma alavanca para sua gestão e seus lucros!

O Metroex é mais do que um simples software para laboratórios de ensaios, calibração ou controle de qualidade, é uma tecnologia que habilita resultados e permite que um laboratório alcance um novo patamar de processos e gestão.

Uma tecnologia especialista e totalmente aderente aos requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, o Metroex permite um ganho de produtividade, a rastreabilidade de processos e informações, facilitando a evidência da competência técnica e a geração de resultados confiáveis.

Além disso, o Metroex é uma tecnologia que conta com um time de especialista com ampla experiência em Metrologia, auxiliando mais de 40 clientes em seus processos de acreditação junto ao CGCRE / INMETRO e na evolução de seus processos, equipes e resultados.

Competência sem lucratividade não é um caminho de longo prazo. Um laboratório precisa estar adequado aos requisitos normativos e de clientes, mas deve ser capaz de entregar resultados aos acionistas e a sociedade.

Entre em contato com a equipe Metroex e entenda na prática como um laboratório pode entregar competência e lucratividade. Marque sua reunião, conheça alguns exemplos e esclareça suas dúvidas de como resolver suas dores.

quero apresentação do Metroex

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast