A tecnologia aplicada à medição e seus impactos no negócio

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Neville Fusco

Neville Fusco

A tecnologia uma grande aliada para quem quer aumentar a eficiência e eficácia do negócio aumentando sua lucratividade. Isso não é nenhuma surpresa para o profissional moderno. Entretanto, muitas vezes, não fica claro o quão estratégico é o trabalho de medição para a saúde financeira da organização no longo prazo.  

Se essa é uma realidade para você, ou você vê isso na sua empresa, neste texto, vou explorar como a utilização da tecnologia aplicada à medição pode impactar os resultados da empresa. 

Como uma tecnologia aplicada à medição pode aumentar a lucratividade do negócio?

Essa é a questão chave para que uma empresa possa melhorar de forma prática e efetiva suas entregas, reduzir retrabalhos, aumentar a produtividade e tomar decisões consistentes  que gerem os resultados esperados.

O uso de tecnologias de medição, como o Metroex, aplicadas ao controle de qualidade permite uma interação entre a metrologia e qualidade. Desse modo, passamos a considerar os aspectos relacionados a garantir a validade dos resultados das medições no processo de controle e garantia da qualidade.

Aspectos como:

  • considerar erros de medição e correção desses erros;
  • uso de incerteza de medição para realizar a declaração de conformidade em relação a um requisito;
  • na avaliação de tendência de resultados ao longo do tempo;

São exemplos de automações que podem ser realizadas, reduzindo drasticamente o risco da medição e aumentando a confiabilidade dos resultados e a qualidade de produtos.

O uso da tecnologia permite que  conceitos metrológicos, que tem efeito direto nos resultados, se torne inerente ao processo de controle de qualidade e independe do usuário, seja ele analista, gestor ou responsável pelo processo.

Impactos que o uso da tecnologia aplicada à medição pode causar

De cara posso elencar alguns impactos imediatos para os negócios:

  • o ganho de confiança nos resultados,
  • a redução de retrabalhos e
  • a realização de ações que realmente alcancem os resultados desejados.

A automação de processos de avaliação e declaração da conformidade considerando o risco e a incerteza de medição possibilita um novo olhar para os resultados. E, ainda,  gera um ganho de conhecimento em relação a variação inerente aos processos e as percepções dos reais problemas que precisam ser resolvidos.

Enfim, quando inserimos tecnologia nos processos de medição conseguimos:

Assim conseguimos de fato obter uma melhoria consistente nos resultados e na qualidade de produtos.

Uma das principais citações de Willian Thomson (Lord Kelvin) nos traz uma visão sobre a importância da medição para a obtenção de conhecimento:

“Afirmo muitas vezes que, se você medir aquilo de que está falando e expressar em números, você conhece alguma coisa sobre o assunto; mas, quando você não o pode exprimir em números, seu conhecimento é pobre e insatisfatório.”

 A norma ABNT NBR ISO10012 cita, em sua introdução, a importância de um sistema de gestão da medição eficaz para a qualidade:

“Um sistema de gestão de medição eficaz assegura que o equipamento de medição e os processos de medição são adequados para seu uso pretendido e é importante para atingir os objetivos da qualidade do produto e gerenciar o risco de resultado de medição incorreta. O objetivo de um sistema de gestão de medição é gerenciar o risco de que o equipamento de medição e os processos de medição possam produzir resultados incorretos afetando a qualidade dos produtos de uma organização.” 

Tecnologia aplicada à medição é uma escolha estratégica 

A adoção de uma tecnologia de medição é uma estratégia que trará benefícios significativos para as empresas que buscam melhorar a qualidade de seus produtos e a produtividade de seus processos.

Ao integrar os conhecimentos práticos em metrologia ao controle de qualidade, as empresas terão uma melhoria consistente em seus resultados e na qualidade de seus produtos.

O  Metroex é a solução definitiva que te  auxilia nos processos de avaliação e declaração da conformidade, reduzindo os riscos de medição e aumentando a confiabilidade dos resultados.  Conheça o Metroex CLIQUE AQUI  e agende uma apresentação.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast