O risco de medição e o controle de qualidade na indústria

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Neville Fusco

Neville Fusco

Uma das áreas de maior impacto de medições não confiáveis é o controle de qualidade de produtos ou processos.

Um dos aspectos mais importantes da área de controle de qualidade é realizar os processos de avaliação e declaração da conformidade de um produto ou processo a um requisito. A saída de um processo de medição é o resultado de medição, e esse é utilizado para uma tomada de decisão.

Se você é da área, acredito que sabe a importância disso tanto quanto eu. A questão é: será que o laboratório interno da sua indústria está explorando todo o potencial dele em otimização do processo para ser estratégico na organização?

Bom, vamos explorar um pouco disso nesse texto e no fim, farei um convite para você, profissional da qualidade que deseja crescer em sua área!

A medição é informação

Um dos aspectos mais negligenciados pelas empresas é a importância da medição para a qualidade e busca dos resultados desejados. Ao realizar uma medição devemos gerar conhecimento, medir é obter um pedação de informação de um processo ou um produto.

Em acordo com H. Kunzmann e T. Pfeifer, em seu artigo “Productive Metrology – Adding Value to Manufacture”, as medições são realizadas para obter informações quantificadas e confiáveis sobre o nosso mundo. Os resultados de medições são conteúdos de informação, que são transferidos para pessoas ou sistemas de informação para comparação com requisitos.

O principal objetivo de uma medição é a aquisição de conhecimento. As medições são realizadas para determinar quantidades especificas ou parâmetros funcionais de processos ou produtos em números e unidades.  Medições realizadas de forma inadequada ou que geram resultados não confiáveis não geram conhecimento, mas geram problemas, retrabalhos e prejuízos para o negócio.

Risco de medição: você está disposto a correr?

Quero explorar alguns fatores que estão associados ao risco de medição e que impactam diretamente a gestão e o resultado da sua empresa.

O risco de medição está relacionado ao resultado de um processo de medição. Esse é o risco de tomar uma decisão errada quando realizamos a avaliação de conformidade de um produto ou um processo.

Ele está ligado a reprovar um produto ou processo aprovado (risco do produtor) ou aprovar um produto ou processo reprovado (risco do consumidor). Ambos são um problema, mas o risco do consumidor pode ter um impacto muito maior para o negócio como, insatisfação do cliente, prejuízo, entre outros.

Existem alguns pontos onde podemos negligenciar aspectos relacionados a qualidade de medição, tais como:

  • o método adequado de medição,
  • as condições ambientais adequadas para não influenciar nos resultados,
  • a correção de erros dos instrumentos de medição declarados em um certificado de calibração,
  • a avaliação e uso da incerteza de medição para declaração da conformidade em relação a um requisito,
  • a habilidade e treinamento requeridos para um operador.

Tudo isso aumenta nosso risco de medição de forma exponencial.

O maior impacto associado ao risco de medição no controle de qualidade é aquele que não vemos diretamente. E pior aquele, que não associamos a problemas relacionados a medição, por exemplo:

  • Retrabalho ou ajuste em processos e máquinas que não precisam ser realizados,
  • Aumento no custo de produção devido a erros em identificar a conformidade de produtos e processos,
  • tempo desperdiçado resolvendo problemas que não existem,
  • entre outros.

Ignorar o impacto da qualidade da medição e do risco da medição para um negócio é um problema sério, e pode ser fatal para qualquer empresa.

Efeitos negativos na qualidade de produtos, produtividade de processos e lucratividade do negócio são os mais comuns. Entretanto, problemas relacionados a definição de indicadores inconsistentes, informações equivocas e decisões erradas também podem afetar a estratégia e os caminhos que a liderança deve tomar.

O uso de tecnologias relacionadas a medição, ensaios, análises e avaliação de conformidade considerando os aspectos de metrologia aplicada a qualidade de produtos e processo pode auxiliar muito uma empresa a reduzir o risco de medição e aumentar sua lucratividade.

Um convite: esse não precisa ser só mais um conteúdo que você leu na internet

Se você chegou até aqui, provavelmente já consome muito conteúdo por aí. Mas quero te fazer um convite.

Se você, está interessado em lidar com o risco de medição de maneira séria e trabalhar para transformar essa preocupação em um plano que pode gerar LUCROS REAIS para sua empresa, quero te convidar para o Webinar que vai acontecer dia 07 de março, terça-feira, às 16h00.

O evento online é totalmente gratuito e vamos abordar o tema: “Tecnologia de medição aplicada ao controle de qualidade”. Vou trazer conteúdo prático de como lidar com esse risco de medição e como ele pode tornar você uma pessoa mais estratégica na organização.

Vou abordar: tecnologias que podem ser utilizadas, otimizações no processo, boas práticas, enfim, vou trazer o que tenho trabalhado nas indústrias que estão perto de mim e o resultado que temos gerado nelas.

Assista o  webinar: Tecnologia de Medição aplicada ao Controle de Qualidade, que rolou no dia 7 de março 2023.

 

 

 

 

 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast