Organização e rastreabilidade de instrumentos de medição quando se tem uma alta quantidade

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Poliana Fonseca

Poliana Fonseca

Toda organização e/ou laboratório que precisa gerenciar, acompanhar a rastreabilidade dos seus instrumentos, seja em laboratórios prestadores de serviços de calibração, laboratórios de indústrias que calibram internamente, ou até mesmo as indústrias que apenas gerenciam seus instrumentos que fornecedores calibram, ou seja, todos, precisam organizar todo seu plano de manutenções, calibrações entre outros, principalmente quando possuem uma grande quantidade de instrumentos.

No artigo de hoje eu vou falar um pouco sobre as implicações que podem ser causadas devido um gerenciamento nada assertivo.

O requisito 6.4 da ISO 17025

Esse requisito da norma traz vários pontos sobre medidas que o laboratório pode implementar para o monitoramento de seus instrumentos, principalmente sobre os planos de calibração, que devem ser organizados, independente da forma que você executa suas atividades, seja ela com planilhas ou com apoio de um software.

Seu processo de gerenciamento de instrumentos é eficiente ou eficaz?

Essa é uma pergunta bem direta e que pode te deixar pensativo, ótimo, pois essa é a intenção!

Vamos imaginar que você gerencie em média 10 mil instrumentos, cada tipo com sua frequência de calibração, ou seja, cada tipo de equipamento precisa ser acompanhado dentro do seu período e ser evitado que utilizem ele com a calibração vencida.

Imagina esse gerenciamento de forma manual, em planilhas? Acho que já sabemos a enorme margem de erros que podem causar, certo?

Agora vamos imaginar esse gerenciamento e acompanhamento sendo feito nas planilhas, e todo mês é preciso extrair manualmente os instrumentos que irão vencer para aí assim se organizar para encaminhar aos fornecedores, esse processo pode ser feito de forma eficiente, mas não é nada eficaz, possibilitando abertura para vários erros e implicações.

A eficiência pode ser atribuída a uma tarefa que foi realizada. Enquanto a eficácia abrange um plano mais amplo, não se limitando apenas ao cumprimento de uma tarefa, mas na resolução total de uma situação.

Um processo sem centralização e unificação

Já falamos em alguns artigos aqui no blog sobre alguns riscos, erros e até gastos excessivos que podem ser causados com a execução de um processo que seja manual, sem unificação e centralização, causando vários retrabalhos em cada etapa, mas vou ser bem breve em pontuar alguns itens que podem ser pedidos durante o processo realizado de forma trabalhosa:

  • Falta de rastreabilidade e confiabilidade
  • Falta de produtividade
  • Falta de visualização de forma ágil e unificada
  • Grande chance de perder uma certificação (ou até mesmo se estiver buscando, nem conseguir)
  • Clientes insatisfeitos

Existem vários pontos resultantes de um processo ineficaz, além dos que citei, mas eu quis reforçá-los, pois é de extrema importância estarmos cientes os riscos que estamos correndo, e principalmente, avaliar se vale a pena permanecer com um processo dessa forma, sabendo dos problemas e implicações que podem ser causados.

Independente da forma que você realize seu controle, organização ou gerenciamento, sempre lembre-se de que registros são necessários, rastreabilidade é fundamental e organização é a cereja do bolo, pois ambos andam de mãos dadas para um resultado efetivo!

Se você quiser contar com um apoio de um software para ter esse controle, rastreabilidade e confiança, entre em contato com a gente que iremos apoiá-lo nessa etapa.

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nossos softwares:
Gestão da Qualidade https://qualiex.com/ | Gestão da Metrologia https://metroex.com.br/

 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast