Como a tecnologia do Metroex pode ajudar nas calibrações em campo?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Neville Fusco

Neville Fusco

Olá! Nesse artigo vamos entender melhor o que são as calibrações em campo e quais são os prós e contras dessa modalidade de calibração. Além disso, vamos mostrar os benefícios de contar com uma ferramenta tecnológica, como o Metroex, para essa atividade.

O processo de calibração de instrumentos é fundamental para a garantia da qualidade de produtos. Ele também contribui para a produtividade de processos e a assertividade na declaração de conformidade/tomada de decisão nas empresas.

Entretanto, um grande problema que as empresas enfrentam é a indisponibilidade do instrumento de medição quando ele está sendo calibrado. Isso acaba afetando a operação do processo e se não for devidamente planejado pode gerar graves consequências.

Visando atender os clientes e minimizar o impacto desse problema, muitos laboratórios de calibração realizam a calibração fora de suas instalações. Isso pode acontecer ser nas instalações do cliente ou em instalações móveis (caminhões ou vans preparadas para funcionar como um laboratório móvel).

Você sabe o que é a calibração em campo?

Uma das maiores demandas de laboratórios de calibração é a realização da calibração de instrumentos de medição nas dependências do cliente.

Quando a calibração de um instrumento de medição é realizada nas dependências do cliente, é comum utilizar o termo de calibração em campo.

A calibração em campo não é feita nas instalações do laboratório de calibração, onde os resultados são coletados em um ambiente diferente do laboratório. De fato, a calibração em campo pode ser realizada nas instalações do cliente ou um laboratório móvel.

Qual a importância da calibração em campo?

A realização da calibração dos instrumentos de medição nas condições de uso é muito importante. Assim, é possível obter as características metrológicas do instrumento em seu local de uso que, em muitos casos, é diferente das condições controladas de um laboratório.

Outro aspecto relevante na calibração em campo é o tempo reduzido para realizar a calibração e a redução de custos com envio e retorno de um instrumento de medição.

Usualmente, na calibração de instrumentos de medição em campo, o instrumento de medição, caso tudo ocorra bem, pode ser recolado em uso em poucas horas.

Dessa forma, não haveria necessidade de emissões de notas de remessa, envio e retorno do instrumento de medição. O que pode gerar maiores problemas como o risco de danos.

Para se aprofundar, ouça o Qualicast #49, que aborda a importância da calibração, sua aplicação e quem pode realizar essa atividade. Clique no botão abaixo para conferir!

Desafios comuns na coleta em campo

Para o cliente, a calibração em campo pode gerar grandes benefícios, mas para o laboratório prestador é um desafio.

Podemos citar, por exemplo, a movimentação de técnicos e padrões, que muitas vezes são sensíveis e precisão de cuidados especiais para transporte. Além disso, da indisponibilidade do padrão dentro do laboratório pode representar um desafio.

Enfim, são diversos problemas que o laboratório tem que tratar quando realiza o serviço de calibrações em campo.

Mas, um dos maiores desafios são os registros gerados durante a execução da calibração, a coleta de dados em campo. Folhas de registros manuais e planilhas ainda são comuns, gerando retrabalhos e problemas devido a transcrição e segurança de dados.

Tecnologias especialistas para coleta de dados em campo podem ajudar de forma significativa os laboratórios na realização das calibrações em campo.

Com Metroex, estes desafios não são preocupação

O Metroex é uma tecnologia especialista para a operação consistentes de laboratórios de calibração.

Ele atua com o módulo coletor, que é um aplicativo que permite o laboratório realizar coletas em campo de forma padronizada e em acordo com seus métodos e padrões. Isso tudo sem a necessidade de conexão com a internet.

com o módulo campo do Metroex, o laboratório consegue otimizar registros, evitar o uso de papel e manter o método de trabalho padronizado. Mesmo com calibrações realizadas fora das dependências do laboratório.

Por que utilizar o Metroex nas calibrações em campo é uma boa ideia?

Realizar a calibração em campo é um diferencial que um laboratório pode oferecer ao seu cliente, mas é preciso estar preparado para evitar problemas e retrabalhos.

Usar uma tecnologia eficiente e adequada a esta realidade pode ajudar na entrega de um serviço com alto valor agregado, sem erros e com uma ótima produtividade.

  • Dispensa registros físicos: Ao adotar o Metroex, não há mais a necessidade de transcrições de dados. Da mesma forma, também não é mais preciso utilizar registros físicos.
  • Transmissão de dados com rapidez: Os valores coletados são enviados pela internet, agilizando a emissão dos relatos de resultados e avaliação da conformidade.
  • Redução do risco de erros: O Metroex contribui para uma redução de erros de registros técnicos, informações e cadastros de instrumentos. Além de pontos de calibração, seleção de padrão e demais informações pertinentes.

Mais que uma ferramenta, um parceiro estratégico para seu negócio

O Metroex é um parceiro do seu laboratório na busca de uma operação consistente, satisfação do cliente e aumento da lucratividade.

Com uma equipe de especialista e uma tecnologia altamente especializada totalmente aderente a ISO/IEC17025, você terá uma verdadeira transformação digital. Esse é o caminho para obter melhoria na qualidade e nos resultados.

Metroex: O melhor Software para a Gestão de Calibração e Ensaios!

Gostou das dicas sobre calibração em campo? Com a ajuda do Metroex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos de medição em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.

Além de sermos o melhor software para gestão de calibração e ensaios, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco!

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast