Calibração de instrumentos: o que é e qual sua importância?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Gabrielli Oliveira

Gabrielli Oliveira

Todos já sabem que os instrumentos de medição são essenciais para a indústria, pois auxiliam na obtenção dos pesos e medidas necessários para garantir a qualidade no processo de fabricação. Assim, entendemos a importância de ter instrumentos em condições adequadas para uso, para que não prejudiquem o processo da indústria. E uma das maneiras de garantir isso é por meio da calibração de instrumentos.

Escrevi esse artigo com a finalidade de falar sobre a importância e os benefícios de trabalhar com instrumentos calibrados. Também vou falar um pouco sobre como funciona o processo de calibração.

Primeiramente, o que é calibração de instrumentos?

A calibração de instrumentos é um procedimento que possibilita identificar se os instrumentos de medição utilizados na indústria estão aptos para o processo e que os valores apresentados por eles não vão interferir na qualidade final do produto.

A calibração envolve comparar os valores do seu instrumento com os de um instrumento de referência, também conhecido como padrão. Por exemplo, ao enviar um manômetro da sua indústria para calibração, comparam-se os valores desse manômetro com os de outro manômetro padrão para obter os resultados.

Os resultados obtidos na calibração são registrados em um certificado, que é um documento que registra e comprova que a calibração foi realizada. Por meio desse documento, é possível verificar se o instrumento está adequado para o uso, avaliando se os resultados obtidos estão dentro do critério de aceitação.

Não basta calibrar, é necessário avaliar os resultados

Tão importante quanto a calibração, é a avaliação dos dados obtidos no certificado com o critério de aceitação. Por meio dessa avaliação é possível determinar se o instrumento precisa passar por algum tipo de manutenção ou até mesmo se precisa ser substituído.

O critério de aceitação determina um valor limite que o resultado da medição do instrumento pode apresentar, sem causar problemas à produção ou ao produto final.

Se você quiser ler mais sobre esse assunto, sugiro ler o texto do meu amigo Lucas: Como definir os critérios de aceitação de instrumentos. Lá ele passa algumas dicas de como estabelecer e avaliar os critérios de aceitação.

Benefícios da calibração de instrumentos

Já vimos que a calibração de instrumento serve para garantir que os resultados apresentados por ele estão dentro dos limites aceitáveis para que sua utilização não prejudique o processo de fabricação da sua indústria. Mas, na prática, o que isso quer dizer?

Veja alguns benefícios da calibração dos instrumentos:

  • Previne possíveis danos ao instrumento quando, por exemplo, ao enviá-lo para calibração, o laboratório identifica algum defeito de fabricação e/ou desgaste;
  • Facilita a validação dos critérios de aceitação, pois alguns laboratórios já avaliam o critério durante o próprio processo de calibração;
  • Identifica facilmente se aquele instrumento precisa de manutenção ou substituição, por meio dos resultados do certificado de calibração;
  • Garante que o processo e o produto final terão a qualidade esperada.

Então, manter um plano de calibração dos seus instrumentos é uma das etapas para garantir a qualidade dos seus produtos.

Mas o que calibração tem a ver com qualidade?

Na própria ISO 9001:2015 (itens 7.1.5.1 e 7.1.5.2) se fala sobre a calibração dos instrumentos. A norma especifica que a empresa deve assegurar resultados de medição válidos para seus instrumentos, e que isso pode ser feito por meio de calibrações ou validações.

Assim, além dos benefícios de manter seus instrumentos calibrados, você vai cumprir um requisito da norma e, todos sabem que no mercado atual cada vez há menos espaço para indústrias com processos falhos e que não se preocupam com a qualidade de seus produtos. Você não vai querer que sua empresa fique fora dos padrões de qualidade, não é mesmo!?

Não deixe de acompanhar os textos aqui do blog, te vejo numa próxima oportunidade! 😉

Metroex: O melhor Software para a Gestão de Calibração e Ensaios!

Gostou das dicas sobre avaliação de fornecedores? Com a ajuda do Metroex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos de medição em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.

Além de sermos o melhor software para gestão de calibração e ensaios, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco!

Sobre o autor (a)

2 comentários em “Calibração de instrumentos: o que é e qual sua importância?”

  1. Pingback: Resultado de calibração do equipamento fora do aceitável: o que fazer? - Blog da Qualidade

  2. Pingback: Diferença entre calibração e ensaio - Blog da Metrologia

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast