Porque um software ajuda a reduzir custos de metrologia na indústria

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Poliana Fonseca

Poliana Fonseca

Em outro post eu já falei sobre a importância de um software para apoiar o processo de calibração da sua indústria, mas hoje vou falar um pouco dos benefícios que ele pode trazer devido aos custos que são reduzidos ao adquirir um software e ter um processo automatizado e centralizado.

Porque ter um software de calibração

É crescente a preocupação em manter os equipamentos calibrados de acordo com a periodicidade, e para que isso ocorra é preciso controlar essas calibrações de forma correta e precisa, e principalmente com toda a rastreabilidade daquele equipamento.

Para que isso ocorra perfeitamente e de maneira segura e ágil, indicamos a utilização de software voltado para gestão de metrologia.

Automatize seu processo

Mas aí você, laboratório de indústria deve estar se questionando… Qual o problema em continuar usando planilhas eletrônicas? Sempre funcionou!

Tudo bem sempre funcionar e seu processo atual te atender, mas não devemos esquecer que o processo manual nos traz muitas possibilidades de erros, afinal, somos humanos e erros são comuns, não é mesmo? Além dos custos ao utilizar planilhas eletrônicas, pois é preciso imprimir folhas e armazenar essas informações, sejam em pastas em rede ou até mesmos em pastas físicas. Os retrabalhos aumentam, as chances de não encontrar de forma rápida qualquer informação do equipamento e/ou certificado pode acontecer.

Porque não utilizar planilhas eletrônicas

Se você já se identificou com algumas das situações que eu trouxe ali em cima, provavelmente vai se identificar mais agora, onde vou te apresentar os principais desafios em utilizar planilhas:

  • Se perde muito tempo no gerenciamento das calibrações, por ser feito manualmente.
  • Grande chance de ter erros ao lançarem os pontos calibrados em planilhas.
  • Retrabalho em utilizar fichas impressas e depois fazer o lançamento em planilhas.
  • Demora na emissão de certificados, devido processo ser totalmente manual.
  • Grande quantidade de equipamentos para serem gerenciados.

Provavelmente você já se identificou com alguma dessas dores encontradas hoje em laboratórios de indústria que utilizam planilhas eletrônicas, né?

Você deve estar se perguntando: como um software de metrologia vai me ajudar a reduzir custos?

Bom, se os apontamentos ali em cima te fizeram refletir sobre seu processo no laboratório, provavelmente seu fluxo de trabalho está gerando custos que poderiam ser poupados.

Vou te mostrar algumas possibilidades que o software de calibração pode te trazer:

  • Você irá eliminar fichas impressas e os custos que elas causam;
  • Você não precisará mais gastar várias horas conferindo lançamentos para emitir certificados;
  • Os cálculos de incerteza já aparecem no momento do lançamento dos pontos calibrados em tela;
  • Se o técnico lançar um ponto a mais no momento da calibração, o nosso software permite que ele visualize na hora que está fora do critério de aceitação definido;
  • Vai obter o gerenciamento dos equipamentos de forma segura e com toda rastreabilidade;
  • Somente usuários com devidas permissões poderão realizar alterações no sistema;
  • Terá um processo ágil e aderente à ISO 17025;
  • Você também terá todo histórico de certificados emitidos no sistema.

Muito além de corte de custos no seu processo, você tem melhoria contínua!

As calibrações são extremamente rigorosas, os laboratórios precisam estar preparados para realizar seu serviço de forma assertiva e segura.

Depois de apontar essas melhorias que um software pode te trazer, acho que é impossível não identificar a necessidade de conhecer sobre um software de calibração, né?

Com todo seu fluxo do laboratório gerenciando os equipamentos de forma sistematizada, os setores dentro do seu laboratório na indústria se comunicando, além de ter toda rastreabilidade em apenas alguns cliques, seus custos serão reduzidos.

Além de reduzir essas despesas, você pode aumentar os seus lucros, e não falo somente de lucros financeiros!

Você ganha horas que eram gastas com retrabalhos, vai sobrar tempo para realizar outras atividades, o software de calibração te proporcionará confiança no seu trabalho e resultados!

Conheça o MyLogical Calibração!

Hoje eu trouxe as principais dores que encontramos ao conversar com laboratórios de indústria, se você se identificou com alguma delas e quer conhecer o nosso software voltado especificamente para laboratórios de indústria, agende uma apresentação para que possamos simular o seu fluxo de trabalho dentro do MyLogical e te mostrar como um software pode sim reduzir seus custos e te trazer benefícios!

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast