Reflexões sobre Metrologia em 2023

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

A excelência na qualidade de um produto ou processo está estreitamente ligada aos métodos de medição empregados e à confiabilidade dos resultados obtidos. Assim, garantir a qualidade de um produto ou processo torna-se impossível sem medições consistentes e precisas. 

O controle e a inspeção da qualidade são elementos cruciais na busca por maior produtividade, lucratividade e sustentabilidade.  

Dominar o conhecimento metrológico e aplicar tecnologia são fatores fundamentais para aprimorar a qualidade de produtos e processos, desempenhando um papel essencial na satisfação e fidelização, inclusive dos consumidores mais exigentes. 

O Blog da Metrologia está disponível para orientá-lo na ampliação do seu conhecimento! Dessa forma, trouxemos aqui uma pequena retrospectiva do que rolou na ForLogic na área da Metrologia em 2023. Boa leitura! 

A Metrologia em 2023  

Em um mundo cada vez mais orientado pela inovação e avanços tecnológicos, a Metrologia desempenha um papel fundamental na promoção da qualidade, segurança e operabilidade de produtos e serviços. 

No ano de 2023, observamos uma crescente demanda por medições mais precisas e confiáveis em setores como inteligência artificial, saúde, energias renováveis, nanotecnologia e automação. 

A Metrologia contribui diretamente para a aceleração do progresso científico e tecnológico, proporcionando a base necessária para o desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias emergentes.  

Nesse contexto, nosso papel é trazer conteúdo de relevância para te ajudar a aprimorar os processos metrológicos na sua organização.  

Eventos abordando o tema metrologia em 2023 

Ao longo do ano, realizamos dois webinars sobre Metrologia abordando temas importantes e compartilhando mais conhecimento com nossa comunidade. 

Tecnologia de Medição Aplicada ao Controle de Qualidade — Saiba como o laboratório interno pode gerar lucros reais para a organização. O evento contou com a participação de Neville Fusco e Monise Carla.  

 Erro Máximo Permissível — Nesta aula, ministrada por Neville Fusco e Fabio Assis, você entenderá a importância deste requisito para melhorar a qualidade e transformar os resultados do seu negócio.  

A Metrologia também esteve presente em nossa Jornada Rumo à Semana da Qualidade 2023. No mês de setembro, o aulão “Qualidade da Medição e seus Impactos nos Resultados da Organização” teve a participação Neville Fusco, Rodolfo Paludeto e Monise Carla.  

Juntos, eles falaram sobre como a medição de qualidade se insere no ciclo virtuoso da Qualidade e como as organizações podem alavancar sua performance e se destacar. 

E é claro que, para um assunto tão importante, não poderia faltar um Qualicast! Se você ainda não ouviu o Episódio #129 – Tecnologia Aplicada à Medição, vou deixá-lo logo abaixo para você conferir. 

Nele, nossos Qualicasters, juntamente com o convidado Neville, falaram sobre: 

  • A relação entre produto e medição de qualidade; 
  • Destacaram os riscos associados, como o risco do produtor e do consumidor (falsa rejeição e falsa aprovação); 
  • Fizeram Reflexões sobre a “Qualidade da Medição”, questionando se ela está em alta como Data Science e Big Data; 
  • Propuseram a integração da tecnologia da medição em pontos do processo para aprimorar resultados; 
  • E ainda enfatizaram a importância de gerar conhecimento e resultados durante a medição. 

Confira os artigos de 2023 mais acessados no Blog da Metrologia 

Atualmente, são quase 150 artigos disponíveis no Blog da Metrologia. Somente em 2023, publicamos 26 novos artigos, destacando-se os seguintes como os mais acessados: 

1º   ISO 10012 – Sistemas de gestão de medição – Autora: Juliana Geremias 

2º  Erro máximo permissível: O que é e para que serve? – Autora: Juliana Geremias  

3٥  As 3 etapas da Qualificação de equipamentos – Autor Neville Fusco 

Erro Sistemático na medição: Entenda a Importância para a Metrologia na sua empresa – Autor Leonardo Bueno 

Você conhece o roteiro típico de calibração? – Autora: Juliana Geremias  

Queremos aproveitar esta oportunidade para agradecer aos colunistas de 2023, que generosamente compartilharam seus conhecimentos, impactando mais de 11.000 visitantes no Blog da Metrologia. Vocês foram e são incríveis! 

Esperamos que em 2024 vocês continuem contribuindo para o enriquecimento do conhecimento na área da metrologia.  

Em Pausa para Férias!

No dia 20/12, daremos uma pausa nas publicações do Blog da Metrologia. Retornaremos com novos conteúdos no dia 10/01/2024, abordando temas ainda mais relevantes na área da Metrologia. 

Desejamos a você um Feliz Natal e um próspero 2024, repleto de realizações, excelência, qualidade e avanços em medição. 

Ah, se ao longo deste ano não abordamos algum tópico específico que você gostaria de conhecer, por favor, deixe-nos uma mensagem nos comentários. Estamos comprometidos em atendê-lo da melhor forma possível em 2024. 

Agradecemos a compreensão e desejamos a todos os nossos leitores um período festivo e de descanso maravilhoso! 

 

 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast