Acreditação de laboratórios: como a tecnologia pode ajudar nessa jornada?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade
metrologia, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Neville Fusco

Neville Fusco

A excelência em qualidade é um objetivo central para qualquer laboratório que deseje se destacar em um mercado competitivo. A conquista de uma acreditação é um dos caminhos mais eficientes para certificar essa excelência.  

Apesar disso, a jornada para conquista desta evidência pode parecer desafiadora à primeira vista.  

Felizmente, a tecnologia está aqui para simplificar e fortalecer essa jornada rumo à acreditação de laboratórios. 

O que é acreditação de laboratórios? 

A acreditação é o reconhecimento da competência do laboratório para atender requisitos definidos e realizar suas atividades de laboratório com confiança. Este processo deve ser realizado por uma entidade reconhecida pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGRE). 

Principais desafios na jornada da acreditação 

A busca pela acreditação e o reconhecimento da competência técnica é um caminho complexo, que requer tempo e esforço pela equipe do laboratório.  

Entre as tarefas que precisam ser realizadas estão a elaboração de procedimentos, instruções e desenvolvimento de registros técnico. Outras atividades que podemos citar são os métodos para avaliação da Incerteza de Medição, participação em programas de proficiência e o treinamento do time. 

Como deu para notar, muitas são as dificuldades que um laboratório tem para estabelecer um processo operacional consistente. Os desafios também envolvem prover confiança aos seus clientes, demonstrar competência e produzir resultados válidos. Outros desafios que podemos citar são: 

Processos manuais e morosos 

Registros técnicos e da qualidade feitos de forma manual. Isso pode gerar uma lentidão nos processos de elaboração e entrega de resultados, bem como colocando a segurança das informações e confidencialidade em risco.  

Dificuldade na rastreabilidade de processos 

As informações e processos são descentralizados, o que acaba comprometendo diversos processos. Como, por exemplo: análise das informações, avaliação do desempenho de processos, geração de indicadores ou  gestão eficiente e efetiva. 

Ausência de tecnologias adequadas 

Uso de tecnologias generalistas e que não são feitas para o uso em laboratórios pode complicar os processos e aumentar o número de erros e retrabalhos. Dessa forma, a operação pode ficar sobrecarregada, impactando diretamente os clientes do laboratório 

Competências técnicas  

A acreditação requer que o laboratório aumente sua competência técnica. Isso envolve maior aptidão em conceitos avançados de Metrologia, avaliação de Incerteza de Medição e gestão laboratorial. Assim, é necessária uma equipe técnica com competências especificas e com alto nível de conhecimento. 

Como a tecnologia pode ajudar na acreditação de laboratórios? 

O uso de tecnologias especialistas pode facilitar muito o caminho para a acreditação e eliminar problemas e dificuldades que são comuns a rotinas de laboratórios.   

Um laboratório pode obter diversos ganhos concretos ao investir em tecnologias especializadas, como por exemplo: 

  • Melhoria na gestão; 
  • Otimização de processos; 
  • Ganho de produtividade; 
  • Rastreabilidade de informações e registro; 
  • Informações centralizadas. 

 

Vamos conferir mais detalhes sobre alguns ganhos que um laboratório pode alcançar na busca pela acreditação e na melhoria de seus resultados:   

Automação de processos 

A automação e padronização de processos permite uma redução em retrabalhos e erros, bem como facilita as entregas e otimiza os tempos das atividades 

Operação consistente 

Uma operação consistente garante toda a rastreabilidade de processos, informações e registros. Permitindo, assim, que o laboratório tenha controle sobre os processos e resultados.  

Customização de registros e relatos 

Modelos de registros, relatórios, certificados e fluxo de processos, quando customizados, se adaptam ao laboratório. Isso permite a busca da melhoria contínua e aumento da percepção de valor pelos clientes 

Processo ponta a ponta 

O processo de ponta a ponta funcionando na mesma tecnologia, possibilita uma gestão efetiva da operação do laboratório. Dessa forma, é possível integrar áreas, rotinas, processos e permitindo uma interação concreta e funcional.  

Atendimento aos requisitos da ISO/IEC 17025 

O uso de tecnologias também contribui para atender aos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025. As ferramentas ainda facilitam a demonstração de registros e evidências em avaliações do CGCRE, auditorias internas ou de clientes.  

Além disso, elas ajudam na estruturação de um sistema de gestão eficaz e que gere resultados reais e proporcione aumento de lucratividade . 

Alcance o potencial máximo do seu laboratório 

Nesse artigo, apresentei como um laboratório pode utilizar a tecnologia para potencializar seus processos, resultados e sistema de gestão.  

As soluções tecnológicas também podem contribuir para alcançar a acreditação junto ao CGCRE. Essas ferramentas também podem ajudar a reduzir problemas comuns para obtenção da acreditação, garantindo uma operação consistente e resultados válidos.  

Caro leitor, aproveito e deixo um convite para você: venha participar da Masterclass “Os Caminhos da Acreditação para Laboratórios: Como a tecnologia pode ajudar?”.  

Estarei ao lado de Rodolfo Paludeto para um debate super interessante a respeito do papel da tecnologia na jornada de acreditação de laboratórios. O encontro é 100% online e gratuito. Não perca essa oportunidade, faça sua inscrição agora mesmo. Espero você lá! 

Metroex: O melhor Software para a Gestão de Calibração e Ensaios!

Gostou das dicas sobre acreditação de laboratórios? Com a ajuda do Metroex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos de medição em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.

Além de sermos o melhor software para gestão de calibração e ensaios, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco!

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

Blog da Metrologia

Artigos relacionados

Publicidade

Qualicast

Qualicast