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Estamos na semana do Dia Mundial da Qualidade e o tema desse ano é CONFIANÇA! O texto de hoje é sobre como Qualidade e Metrologia estão relacionadas e como isso gera confiança nas entregas de uma empresa para seus clientes.
A metrologia é a parte mensurável da qualidade
Existe uma parte da qualidade (a qualitativa), que é definida pelas características dos produtos ou serviços. É comum ouvirmos alguém falar que uma marca é boa porque os produtos duram mais, ou são mais bonitos, ou são mais baratos. Então, a parte qualitativa é justamente isso: o que determina a qualidade do produto é a opinião das pessoas.
Já a qualidade objetiva diz respeito a conformidade dos produtos e processos de uma empresa. Quer dizer que a produção de algo foi feita de acordo com processos pré-estabelecidos e analisados criticamente. Normalmente as empresas que entregam produtos com qualidade objetiva também têm uma boa reputação no mercado.
Você deve estar se perguntando: “O que isso tem a ver com metrologia?”. Bom, eu comentei que a qualidade objetiva é determinada pela conformidade do produto final e isso só pode ser garantido de forma exata com metrologia. Veja alguns exemplos:
- Utilizar o instrumento adequado ao processo;
- Garantir que esse instrumento está realizando as medições corretamente por meio de calibrações e verificações intermediárias;
- Realizar os processos de calibração e verificação em pontos específicos de acordo com o seu processo.
Como isso funciona na prática
Digamos que você fabrica um hidratante com substâncias que precisam ser mantidas em 20°C durante toda a fabricação. Primeiramente, o termômetro que você utiliza para monitorar a temperatura da fábrica não precisa medir de -10 °C a 100 °C, pois as únicas temperaturas que interessam para você são as próximas de 20 °C, certo?
Mas caso o termômetro tenha uma faixa de indicação maior, os pontos de calibração dele precisam ser específicos. Imagine que o procedimento do laboratório de metrologia que você envia o termômetro seja medição em três pontos no início, meio e fim da escala do equipamento. Nesse caso, os pontos seriam -10° C, 45 °C e 100 °C. Nenhuma dessas medições permite determinar o erro no ponto de 20 °C, que é o mais crítico.
Por isso é muito importante entender os critérios de utilização de instrumentos de acordo com as características do seu processo para, assim, conseguir comprar o instrumento certo, realizar calibrações e manutenções de forma eficaz e garantir medições dentro dos limites aceitáveis.
Qualidade e metrologia geram confiança
Muitas pessoas pensam que Qualidade e Metrologia não estão relacionadas, quando na verdade, para que você consiga garantir que os resultados dos instrumentos utilizados na sua linha de produção são válidos, precisará calibrar e verificar esses equipamentos. Só assim você pode garantir a conformidade dos produtos que produz!
Ter processos bem estruturados e implementar um controle de qualidade na empresa garante a entrega de produtos de boa qualidade aos seus clientes, e isso é o primeiro passo para cultivar um relacionamento de CONFIANÇA.